Salada de Grão-de-Bico*

* precisa começar a preparar umas 12 horas antes

Ingredientes
1 xícara de grão-de-bico seco
água
1/2 cebola beeeem picadinha
1 dente pequeno de alho espremido (opcional e não vale usar alho pronto, porque fica ruim!!)
2 colheres de sopa de salsa picada
suco de 1/2 limão
sal a gosto
azeite de oliva a gosto

Como fazer
1. Colocar o grão de bico em uma tigela grande, cobrir com água e deixar de molho por 12 horas. Se puder, troque a água na metade do tempo.
2. Se você é uma pessoa paciente, continue lendo. Caso queira fazer a receita de um jeito mais rápido e menos trabalhoso, escorra logo os grãos e pule para o item 4.
3. Bom, você vai ver que a “pelinha” do grão-de-bico se soltou um pouco. Como você é uma pessoa paciente e dedicada, você vai tirar essas pelinhas para a salada ficar mais bonita e um pouquinho mais fácil de mastigar (só um pouquinho mesmo). O único jeito que conheço para fazer isso sem desmanchar os grãos é apertá-los, um a um, para soltar a casca. Faça isso ouvindo música, pensando na vida, conversando com o cachorro… até que todos os grãos estejam peladinhos.
4. Coloque os grãos numa panela, cubra com água e leve ao fogo até ferver. Coloque um pouco de sal (usei 1 colher de chá) e deixe cozinhar, até ficar macio, por uns 30 minutos
5. Enquanto o grão-de-bico cozinha, prepare o tempero rapidinho: misture a cebola, o alho, o limão, a salsinha e o azeite. Não salgue ainda!
6. Quando o grão-de-bico estiver cozido, escorra e jogue sobre o tempero enquanto ainda estiver quente. Experimente e coloque mais sal, se precisar. Cubra com um filme plástico e deixe esfriar.

… e essa vai sem foto porque: 1. não fica assim a coisa mais fotogênica do mundo e 2. as fotos que eu fiz ficaram todas fora de foco:(



43 comentários em “Salada de Grão-de-Bico*

  1. cidinha

    gostei do modo como vc explicou, pq eu sou do tipo que tira toda a pelinha, na maior paciência,pq cozinha sem paciência num vira. Vou fazer pq é prática e gostosa.

    Responder
  2. Yeda Freitas

    Obrigada pela receita. Estava a procura de uma para minha ceia e a encontrei. Gostei muito e ficou ainda melhor pq coloquei uma colher de choyo q deu um gostinho maravilhoso.
    Abraços

    Responder
  3. Ângela Garrido

    estava à procura de uma receita para o Natal, e esta me pareceu a mais apetitosa, vou acrescentar ovos cozidos e presunto, depois digo o resultado.

    Responder
  4. CIDELE BACHA

    Eu sou de origem árabe e amo todos os pratos,porém não sei fazer nada.Já tentei ,mas foi um desperdício.Agora ,sempre que descubro um lugar por aqui no sul de minas. eu vou até lá para comer.meus parentes fazem, mas pouco estou com eles.O grão de bico foi o único que consegui.Um abraço.Cidele

    Responder
  5. maria teresa toledo arruda

    Descobri na NET uma forma de tirar a pelinha do grão de bico: Depois de deixar de molho, colocar sobre a metade de um pano de prato e cobrir com a outra metade. Passar o rolo de macarrão por cima fazendo um pouco de pressão. Mergulhe na água novamente que as pelinhas vão boiar. Depois de cozido, mais algumas peles se soltarão, e você pode tirar com a escumadeira. Eu testei e aprovei. Aqui vai o site onde achei a dica:
    http://www.tendarabe.hpg.ig.com.br
    Desculpe, não sei se é permitido citar dicas sem dizer a fonte…
    Maria Teresa

    Responder
  6. Célia

    Adorei do jeito q vc descreveu a receita, muito divertida, parece até q vc estava falando cmg, porque qdo estou na cozinha, converso com o cachorro, em outras ouço música…. parabéns…vou fazer p a ceia de Natal…hum..vai ficar uma delícia…bjs…

    Responder
  7. Tir barbosa

    Gostei das dicas, mas gostei muito mais do ítem 2 e 3!!
    Sou muito inpaciente e testei como exercício de paciência!!
    A salada ficou ótima, parabéns!!

    Responder
  8. nice

    amei a paciencia que enviou, realmente cozinhar é uma arte e se nao tiver paciencia nem tente pq por mais simples que seja o prato nao vai sair legal.
    amei conversar com o cachorro enquanto tirava a casquina.foi otimo.terapia.risos.bjsss

    Responder
  9. reginaldo stumpf

    Eu e minha esposa Luci, utilizamos tua receita num prato com bacalhau. Ficou ótimo. Parabens.
    Abraços
    Reginaldo Stumpf
    Petrópolis/RJ

    Responder
  10. Maria Gloria

    Adorei o modo de fazer a receita….Faça isso ouvindo música, pensando na vida, conversando com o cachorro… até que todos os grãos estejam peladinhos.

    Beijo

    Responder
  11. marizia

    eu tambem adorei o seu modo de passar a receita, principalmente na parte da foto.
    vou experimentar a receita e retorno o contato.
    bjos.

    Responder
  12. izacamargo

    Li a receita e verifiquei que outras receitas mandam cizinhar sem deixar de molho os grãos de bico, mas acho que esta é a tradicional, pois só deixando de molho é que a salada vai ficar mais gostosa e mais macia. Vou esperimentar e tenho certeza que vou gostar .Obrigado

    Responder
  13. Rubens Ferreira Dias Junior

    Receita fácil e muito boa. Adicionei pequenos cubos de queijo e salame picotado. O pessoal de casa adorou.

    Responder
  14. sidney

    Ola sou de Manaus e nunca consumi esta semente, vou fzer da forma indicada,com certeza deve ser saborosa. obrigado pela dica.

    Responder
  15. Ida Maria

    Olá.
    Eu prefiro cozinhar o grão de bico, tendo o cuidado para que não fique excessivamente cozido. Descasco também, mas já tempero um pouco ao cozê-los. Acho que fica mais gostoso.
    BOM APETITE.

    Responder
  16. lenauria barbosa leal

    ola a receita é boa e prática, tente colocar camarrão refogado na margarina e misturar na salada de grão de bico. fica uma delicia

    Responder
  17. cristina

    Nunca li uma receita tão bem explicada, com tanto cuidado, bom-humor……!
    É claro que vou seguir cada passo que vc sugeriu! Parabéns e obrigada pelas dicas!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Post aleatório

Bento

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail