Petit Gateau de Canela com Gelado de Banana

414550389 12d19ec490 o Petit Gateau de Canela com Gelado de Banana

Juntei duas idéias fabulosas na feitura dessa sobremesa ligeira e digna de repeteco .

O gateau é daquelas receitas que, de tão simples, chegam a causar desconfiança. Só não me ocorreu suspeitar do sucesso porque a autora - Luna, do Quiche de Macaxeira – deixou tudo muito bem fotografado e descrito aqui.

Segui à risca as recomendações, sendo que o leite em pó de que dispunha era desnatado (tanto melhor, não?). Meu forno, porém, anda preguiçoso. Deveria ter deixado assar um pouco mais, um ou dois minutos, talvez.

Assim como a Luna, também não tinha sorvete em casa. Para ser franca, não sou muito fã de sorvetes industrializados, acho-os meio enjoativos e gordurentos. À caça de uma receita de sorvete de banana que pudesse reproduzir em casa em poucas horas, encontrei esta maravilha no Panelinha.

Trata-se de, simplesmente, processar bananas congeladas. Que boa idéia, pensei. Não tenho um processador, mas quem se importa?

Deixo aqui minha versão do gelado de banana, com adaptações e um pouco de história.

Receita de Sorvete de Banana sem Leite, ou Gelado de Banana

Ingredientes: (para umas 8 bolas, mais ou menos)

  • 4 bananas-prata
  • 1/2 limão

Como fazer:

  1. Descasque as bananas com capricho, retirando bem os eventuais fiapos.
  2. Corte as bananas em rodelas grossas (mais ou menos 2 cm).
  3. Respingue o sumo de meio limão sobre as rodelas de banana e dê-lhes uma boa remexida para que fiquem cobertas com o suco. O limão evita que a banana oxide.
  4. Num tabuleiro forrado com plástico-filme ou numa vasilha rasa de vidro, plástico ou silicone, espalhe bem as bananas e leve-as ao freezer. Deixei as minhas por umas três horas, até endurecerem.
  5. Retire as bananas do freezer para que descongelem um pouco. O tempo vai depender da temperatura do dia. Em dias de calor, 10 minutos são o suficiente.
  6. Minha saga começou quando resolvi bater tudo no liquidificador.
    Inicialmente, achei que o pobre fosse dar conta daquela bananada toda. Bati, pulsei, sacudi, balancei, liguei, desliguei e obtive muito pouco progresso.
    Retirei metade das bananas. Agora sim!
    Creio que foi demais para o liqui, coitado. Uma fumaça branca começou a se desprender de suas entranhas, um cheiro forte de fio queimado tomou conta da cozinha e ainda faltava uma rodelinha para liquidificar.
    Confesso que fui egoísta e, na ânsia de cumprir a receita, por meio segundo a mais de trabalho, o liquidificador velho de guerra sucumbiu. Fez um “pláác”. Teria sido o último suspiro? Não averigüei os batimentos cardíacos nem a respiração, pois estava entretida com outras coisas. Sua bruxa, ele teria dito se pudesse.
  7. Com a ajuda de duas colheres, faça quenelles, que nada mais são do que bolas ovaladas (existem?) com três faces. Parecem bolinhas de rugby.
  8. Polvilhe o gelado com canela e sirva com o gateau.

A textura é surpreendente, o sabor é delicado e o melhor: não vai uma fração de açúcar ou gordura.

E quer saber outra vantagem? Segundo o Panelinha, essa é uma receita anti-TPM.

Um doce que não tem açúcar nem aditivos, com substâncias nutritivas e naturalmente melhoradoras do humor para dar uma aliviada nas tensões e agruras desse mundo.

Quer melhor pedida para celebrar com amigas queridas o Dia Internacional da Mulher?

ATENÇÃO!

Dadivosa adverte que o gelado de banana deve mesmo ser feito no processador de alimentos.

Caso o Leitor e a Leitora sejam obstinados (para não dizer teimosos!) como eu e ainda assim resolverem usar o liquidificador, ressalto que poderá haver dano irreversível em seu eletrodoméstico fazedor de vitaminas!

.*. Atualização .*.

Após troca de e-mails com a querida leitora Cissa, descobri que processador de alimentos, em Portugal, é chamado de picadora ou robot de cozinha.



28 comentários em “Petit Gateau de Canela com Gelado de Banana

  1. Viviane

    Olá Dadivosa…

    Adorei a receita, já tinha visto no Panelinha e estou morrendo de vontade de fazer… mas não tenho a receita do gateau de canela, você pode me passar?!

    Obrigada,
    Beijo,
    Viviane

    Responder
  2. Vicki

    Gatinha, voce acreditaria se eu dissesse que eu fiz isso essa semana, porem congelei as bananas com casca. Para descasca-las foi um sacrificio (tive que descascar com faca). Como nao havia consultado nada – apenas tive a ideia de congelar as bananas e bate-las com leite para ver como ficava – ainda estava pensando numa solucao de como congelar as bananas sem casca. Eis que entro aqui agora de manha e… Eureka! Isso anda acontecendo muito comigo ultimamente (de pensar em algo ou alguem e algo ou alguem aparecer), to comecando a ficar com medo… ahaha! Um beijo

    Responder
  3. Cissa

    Eu vou ter de fazer esse!! É que quando estou no TPM dá-me uma vontade louca de comer doces!!!!!!
    Obrigada pela receita!
    Vamos lá ver se não mato também o meu liquidificador!

    Responder
  4. Dadivosa

    Queridas Vicki e Cissa, recomendo fortemente que utilizem o processador de alimentos. Não me agrada nada nada o pensamento de que algum leitor ou leitora tenha seu liquidificador arruinado por obra de alguma receita que por aqui andou lendo :D
    Beijos

    Responder
  5. Andrea Milan

    Ficou realmente maravilhoso. Claro que um pouco caro, porque tem que colocar um liquidificador novo no pacote!!! hahaha

    Beijos!!!

    Responder
  6. Lunalestrie

    Dadi, primeiro que ri muito da postagem, não que eu fique feliz com a sua perda, mas porque você relata tudo de uma maneira muito engraçada. Olha, meu liquidificador também está, como dizemos aqui no Ceará, “pedindo a morte”, ainda bem que tenho um processador para testar esse sorvete, querida, achei o máximo a combinação.
    Menina, fiquei muito feliz que você confiou na receita, fica bom, né? Olha, o meu também deu trabalho para tirar da forma, eu fui passando a faca nas laterais e deixei cair da forma sobre o prato para depois virá-lo pra cima. Mas o ponto certo do gateau é difícil mesmo, é uma questão de segundos!
    Beijos!!! :)

    Responder
  7. Dadivosa

    hahahahhah Andrea, ainda não sei se ele está mesmo comendo grama pela raiz. Hoje à noite vou checar :D

    Luna, da próxima vez farei em forminhas de silicone, acho que ficará mais fácil de desenformar.

    Responder
  8. Gorete

    Sou viciada em petit gateau e esta é uma bela variação – feita pelas suas mãos dadivosas, então…
    E uma tentação tb pq cadê tempo para aventuras na cozinha? Há muito tempo não faço um pratinho tão bem elaborado. Ando tão afogada em livros… E por ironia, meu liquidificador tb sofreu um acidente deste nesta semana. Mas vou guardar a receita pro futuro. Bjs

    Responder
  9. Cris

    Dadi eu gostei muito dessa ideia, fica óptimo para ofercer aos amigos quando vão lá casa, eu adoro canela e o bolinho com o gelado de banana combina muito bem. Será uma receitinha para não esquecer :0)
    Beijinhos
    Cris

    Responder
  10. Vicki

    Dadi (olha eu, me achando tri-intima): acabo de voltar do almoco – pois eu sou uma das poucas privilegiadas que pode almocar em casa todo dia, por trabalhar a 3 quarteiroes de distancia de casa – e ja coloquei as bananinhas para congelar para a noite. Eu nao tenho processador, vou arriscar o liquidificador. E um tabajara que esta precisando MESMO de reposicao. Cada dia eu me convenco mais de que preciso muito de um processador. Acho que vou dar um pulo na Casa & Video esse fim de semana. Depois eu conto se o meu pobre eletrodomestico sobreviveu. Mas hoje sera so o sorvetinho, pois ando sem sorte no mundo dos bolos e afins. Beijos.

    Responder
  11. Renata

    Dadivosa,
    Vim aqui contar que fiz o creme de papaya e, menina, é divino! Nunca mais vou querer o original. Pois é, aí a gente passa aqui para contar algo e dá de cara com esse sorvete de banana, ai ai ai… Adoro sorvetes, mesmo os industrializados, esse de banana está me chamando. =) Estou há um tempão com vontade de bater banana com iogurte e mel, e você me deu uma idéia, acho que dessa vez vou deixar a banana no freezer antes. Beijinhos.

    Responder
  12. Silvia

    Dadi (nossa…segundo ou terceiro post e já esta intimidade!),
    Nem preciso comentar sobre os seus posts impagáveis….tenho só que agradecer o despertar do meu lado sobremeseiro, que sempre foi muiiiito preguiçoso. Nem o curso de patisserie obrigatório do meu curso de gastronomia teve o mesmo efeito!
    Além disso, me impressiona a sincronicidade, uma quez que ando procurando diferentes receitas com banana para poder dar fim no excedente que trago do sítio…. planto tipos diferentosos e tb prata e nanica, caso queira um pouco, me avise…rs…são orgânicas e tudo o mais.
    bjks

    Responder
  13. Ana

    Voce eh otima Dadi!!
    Dei risada com seu post!
    Eu faco sempre “sorvete de bananas” aqui em casa e tbem uso liquidificador (nao tenho processador…), na verdade eu faco “sorvete de chocolate”, bato as bananas congeladas com chocolate em po, fica uma deliiiiicia!! Meu filho adora! No verao eh otimo, cremoso, docinho, perfeito p/ matar a vontade de comer chocolate, tomar sorvete e de quebra ainda comemos fruta!
    Eu tbem bato no liquidificador, com certa dificuldade como vc tbem ja aprendeu, mas da certo e a gente adora! yummy!!!
    Ana

    Responder
  14. Fer Guimaraes Rosa

    querida Fê!

    esse sorvete de banana esta divino, simples e delicioso! eu amo banana, crua, cozida, congelada. uma das lembrancas de praia do meu filho eh a banana louca, que era uma banana congelada no palito e imersa em chocolate. so de olhar a foto babei com a consistencia cremosa desse sorvete. vou fazer, ah se vou! :-)

    * ja judiei dos meus liquis, assim como voce. mas eles sobrevivem. vamos orar :-)

    beijos,

    Responder
  15. Cinara

    Que delícia de combinação, Dadi!! Eu já tinha babado com a mousse da Luna, e esse sorvetinho de banana ficou perfeito ao lado dela…
    Eu não vivo sem meu processador, amiga. Invista em um que você não vai se arrepender. Vai é se perguntar como viveu sem ele até agora! :o) Beijão!

    Responder
  16. Pingback: Dadivosa » Procura-se Picadora

  17. Karla

    Eu estava com algumas peras fazendo cara feia na minha geladeira e resolvi trocar as bananas pelas benditas.

    Claro que nao chegei ao belo creme, mas juntei o resultado a algumas outras frutas picadinhas e o resultado foi bem refrescante.

    Beijos!

    Responder
  18. Rachel

    [primeira vez que comento, mas não é a primeira vez que visito seu site =) que por sinal é delicioso e divino ]
    adoro Ler suas receitas… acho o teu jeito de descrever o modo de fazer primoroso =) e muito divertido.

    bem, quero te dar os Parabéns pelas receitas.. já fiz algumas.. mas uma delas já passei para meu livro de receita [claro com os devidos creditos e anotei o link, pra futuramente saber da onde tirei a receita ehhehe.. ] a receita é do Bolo de Laranja, ficou divino maravilhoso, segui exatamente teu modo de fazer e não teve erro. o pessoal daqui de casa amou e sempre pedem pra fazer mais..

    =) bjinho

    Responder
  19. Silvia

    Dadi,

    Tem uma outra receita do Panelinha que é uma variação dessa e é demais também. É um sorvete de chocolate. É só acrescentar cacau em pó na mistura. Fica muito bom!

    Eu uso o liqüidificador mesmo, mas páro várias vezes para mexer. Só dá dó de deixar o restinho no fundo do liqüidificador. Sempre acabo cortando os dedos para poder lamber tudinho!

    Um beijo!

    Responder
  20. Bruno

    Ola, eu fiz hoje a receita, e ficou OTIMO! Acho que ainda prefiro fazer outra coisa com a banana, tipo um creme ou sorvete mesmo, mas adorei a receita!
    Obrigado

    Responder
  21. LUCIA FATIMA DOS SANTOS SAMPAIO

    Dadivosa adorei sua receita, pois estava procurando um meio de congelar a banana e li sua histórinha. aqui em casa todos adoram banana e eu inventei umas misturas que deram certo e precisava guardar a banana. valeu mesmo.obrigada.

    15 de outubro 2008.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Post aleatório

Precisa ser sem sal?

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail