O Sorvete da Vó Dinah, só que de roupa nova

3208312236 b2bb90417c O Sorvete da Vó Dinah, só que de roupa nova

Quem disse que só se faz sorvete com maquininha, hein? Mais uma vez a receita do sorvete da vó Dinah foi levada a um almoço de domingo na casa dos tios e primos ‘por parte de marido’, só que de roupa nova, enformada como um pudim. Mais uma vez escolhi os melhores ovos caipiras, peneirei as gemas, bati as claras em neve, deixei a forma dormir no congelador e protegi a sobremesa com um pano de prato branquinho (daqueles com barra de crochê que a mãe fez) até chegar ao destino.

Ingredientes:

  • 6 ovos (clara e gema separadas)
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 vezes a mesma medida da lata de leite integral
  • 1 lata de creme de leite
  • 6 colheres de sopa rasas de açúcar
  • 4 colheres de sopa cheias de achocolatado em pó e mais ou menos 2 colheres de sopa de água para formar a calda

Como fazer:

  1. Comece fazendo o creme amarelinho do fundo. Gosto de passar as gemas por uma peneira para retirar delas aquela membrana e evitar que o doce tenha gosto de ovo. Sobre as gemas, numa leiteira ou panelinha, acrescente o leite condensado e o leite. Mexa bem para dissolver e leve ao fogo brando, mexendo sempre, somente até a mistura engrossar feito mingau, sem deixar ferver.
  2. Deixe esse creminho amornar um pouco.
  3. Bata as claras em neve. Na falta de uma batedeira, ou mesmo de um batedor manual de arame, não se acanhe! Passe a mão em dois garfos e chacoalhe as pelancas do adeus.
  4. Às claras, adicione as colheres de açúcar e misture. Some a esse suspiro o creme de leite sem soro, misturando bem. Para retirar o soro do creme de leite, abra a lata (sem sacudir, mexer ou virar muito), enfie uma faca entre o creme e a parede da lata para deixar o ar entrar e, ainda com a faca ali dentro, incline a lata para deixar escorrer o soro.
  5. Sabe o creme amarelinho que estava amornando? Pois, será reunido a esse das claras, é só mexer delicadamente para homogeneizar.
  6. Misture o achocolatado com a água e, com a ajuda de uma colher, ‘unte’ uma forma de buraco no meio com essa mistura. Pode deixar o restante no fundo da forma. Aviso que a receita rende muito mesmo, pode ser que sua forma de pudim não dê vazão. Recrute então outros potinhos, forminhas e o que tiver vontade. Sua lombriga agradecerá o fato de que, duas horas depois, os potinhos menores estarão prontos para um ataque de gula!
  7. Deixe no congelador dum dia pro outro. Para desenformar, deixe em temperatura ambiente por uns 10 a 15 minutos e passe uma faca rente à forma (se ainda estiver congelado, umedeça um pano de prato com água quente e envolva o fundo e os lados da forma por um minutinho), desenforme e corte em fatias para servir.


23 comentários em “O Sorvete da Vó Dinah, só que de roupa nova

  1. Aline Cabral Vaz

    ai, que sacanagem…tou lendo essa receita bem na hora da fome e não tem nem um águae sal aqui pra acalmar as bichas. Mas adoreia a receita porque me lembrou o sorvete de uma outra amiga, que eu AMEI, mas não sei fazer. Qualquer hora vou experimentar a da vó Dinah.
    Ah, e essa história de pelancas do adeus me inspirou pra um outro post que conto depois lá no blog. beijo!

    Aline, fiquei curiosa com esse post novo, estou de olho!

    Responder
  2. Juliana Almoualem

    Dadivosa conseguiu fazer alguém que ODEIA sorvete com todas as forças do mundo repetir 2 vezes e ainda pedir “só mais um pedacinho, vai?”

    nham nham ainda tem mais lá me esperando!

    Até tu, Chiquita? Vou fazer mais então :D

    Responder
  3. Eduardo Luz

    Belas foto e receita! Esta pode ser indicada facilmente como uma comida de vovó moderna !
    Pergunta : não captei as “pelancas dio adeus” ! O que é ?
    Abs

    Oi, Edu! As pelancas do adeus são o famoso “tchauzinho”, aquela sobra de tecido que fica na parte de trás do braço, sabe?

    Responder
  4. Marina

    Dadi, eu fiz! Só posso dizer que acabou no almoço, com 5 pessoas a mesa! rssss!
    MARAVILHOSO!
    A textura é deliciosa! Minha vó sempre fez, mas o dela fica menos cremosinho! Acho que é pq ela não bate as claras em neve, eu acho!
    Vou postar a receita com link pra cá lá no blog!
    beijoca!

    Oi, Marina. Acho que as claras em neve fazem a diferença sim :). Beijos

    Responder
  5. Renata

    Dadi, essa receita é um clássico! Coloquei no blog e a Marina do ´Coisas que me inspiram´ me disse que vc tinha feito. Várias pessoas lá no Frango disseram que comiam esse sorvete na infância.. Queria saber de onde surgem esses clássicos culinários. Vc tem idéia se é de algum livro tradicional de culinária?
    Bjs!

    Rê, parece que todo mundo conhece mesmo, né? Olha, o registro mais antigo que tenho notícia é o caderninho de receitas da própria vó, cuja letrinha você pode ver na foto desse post. Mas taí uma boa pesquisa a se fazer, vou espiar nos meus livros mais antigos. Vi sua versão, que leva um bocadinho menos de ovos e tem a calda de caramelo, deve de ser tão boa quanto!!! Um beijo

    Responder
  6. Denise

    Se eu trocar alguns ingredientes pra light dá certo?
    leite condensado light e leite desnatado, achocolatado light.
    o sorvete teria consistência?

    Responder
  7. Silvia

    Vi essa receita em um site americano e costumo fazê-la sempre que tem uma ocasião especial. Vou passar a receita em inglês pra quem “vier” do link americano. Her goes the recipe in English:
    Ingedients
    * 6 eggs separeted (yolks and whites)
    * 1 can of sweet condensed mil
    * 2 cans of whole milk (the non fat works as well)
    * 1 can of buttermilk or heavy cream with no whey
    * 6 tablespoons of dugar
    * 4 tablespoons of cocoa powder and about 2 tablespoons of water for making the syrup.

    Intructions
    Start making the cream. Sift the yolks so the cream doesn’t get an egg smell.In a pot mix the yolks, the condensed milk and the milk and whisk well in low fire until it gets a soft cream texture, but without letting it boil.(I personally like to add a teaspon of vanilla extract to this cream). Reserve and let it cool down a little. Beat the egg whites until they become very soft and then add then sugar and the heavy cream. Mix well.Pour the beaten eggs mixture into the cream slowly and stir it very well until it gets homogeneous. Mix the cocoa and the water until you get very watery syrup (a regular store chocolate syrup works too) and anoit a cake pan with this syrup (add caramel syrup is such a great hint) and pour the cream into the pan. Let it freeze overnight and thaw it before serving. To make it easier to serve, put the botton of the pan for about 5 minutes into your stove burner so the syrup will melt and you’ll be able to serve your homemade ice cream on a very fancy dish!!!!

    Responder
  8. Letícia

    Esse sorvete era um agrado que minha irmã eventualmente preparava para o meu cunhado quando eu era pequena (e eu sempre dava um jeito de abocanhar um pouco). Despertou lombrigas adormecidas há decadas…

    Beijos!

    Responder
  9. susy pavlov

    Olá,
    Não imaginas como fiquei felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz,havia perdido esta receita,realmente este sorvete é dos deusessssssssssssssssssssssssss,agora vou matar a saudade!!!!!
    Muitíssimo obrigadinha pela postagem deliciosa!!!!
    Saúde e paz!!!!!
    Susy

    Responder
  10. susy pavlov

    Olá querida Dadivosa,
    Após vários pcs encrencados em casa e eu ter me perdido do blogs maravilhosos que visito,dentre os quais o seu,hoje passei o dia enlouquecida te procurando,hahahahaha,pois bem,finalmente te encontrei.
    Sabe o que é? O sorvete da Vó Dinah,meu Deus prometi que levaria duas formas onde passarei o Natal e daí,cadê a receita????
    Felizmente te reencontrei.Espero que tudo
    esteja em ordem em sua vida,que tenhas um Felicissimo Natal,que o aniversariante Jesus te proteja,te de muita saúde,paz e muitas receitinhas boas para compartilhar!!!
    Obrigadíssimo!!!
    Bjs,saúde,paz e Feliz Natal!!!!!

    Responder
  11. Pingback: sorvete da vó dinah | mariacarambola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Post aleatório

Interatividade Vegetal

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail