Manjar Branco com Calda de Ameixa

310339554 2dfdd8f8ec o Manjar Branco com Calda de Ameixa

Inúmeros e variados foram os percalços que me impediam de finalizar tal receita. Como sou obstinada (ou teimosa mesmo, para quem é da família), fui em frente e nem mesmo um quase-incêndio provocado pelo esquecimento dos damascos no fogo deteve-me de apresentar à leitora e ao leitor queridos essa sobremesa tão simples.

Devido a um programa de reorientação alimentar (juro a vocês que é assim que a médica se refere ao regime) de meu consorte, optei por usar adoçante em vez de açúcar e iogurte semi-desnatado à guisa de creme de leite. E foi aprovado com apenas duas ressalvas.

Poderia ter adicionado um pouco mais de adoçante e uns 150 ml a mais de iogurte para ficar mais molinho, mas passo a receita tal e qual para que a leitora e o leitor possam julgar por si mesmos.

Ingredientes:

  • 250 ml de iogurte natural [usei semi-desnatado, caseiro]
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 pacote (12 g) de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • umas 20 gotinhas de adoçante [use a gosto, pode usar açúcar, entre meia e uma xícara]
  • 5 colheres de sopa de água

Para a calda:

  • 200 g de ameixa preta sem caroço [ vai render bastante calda, mas gosto de ter a mais para comer com iogurte]
  • 2 xícaras de chá de água
  • 1 colher de sopa de adoçante culinário concentrado [diz a embalagem que adoça um litro]

Como fazer:

  1. Aos desavisados vale lembrar que é uma sobremesa que exige tempo de gelificação,  motivo pelo qual aconselho a iniciar sua feitura no dia anterior. Comece colocando a garrafinha de leite de coco de molho em água quente, para amornar, dissolver bem e sair mais facilmente do vasilhame.
  2. Hidrate a gelatina com a água de acordo com as orientações da embalagem e leve-a ao microondas por 15 segundos (ou mais tempo no banho-maria) para dissolver.
  3. Misture o leite de coco morninho à gelatina. Misture, viu? Não é para dar vazão ao ímpeto de bater bolinho, a menos que você queria produzir uma flousse. Se eu me contive, você também conseguirá! :D
  4. Agora incorpore delicadamente o iogurte natural, somente para homogeneizar.
  5. Adoce a gosto e prove.
  6. Deite a misturinha numa forma para gelatina previamente molhada, leve à geladeira e deixe tudo lá por pelo menos 6 horas.
  7. Você já pode fazer a calda também. Basta levar os ingredientes ao fogo baixo numa panelinha e, por favor, vigiar o cozimento. A calda precisa reduzir até mais ou menos a metade do volume para ficar grossinha.
  8. Para servir, desenforme o manjar, decore com a calda e as ameixas e mande a brasa!


25 comentários em “Manjar Branco com Calda de Ameixa

  1. Ana

    Ficou lindissimo Dadi!!! Voce eh mesmo prendadissima!!
    Adoro suas fotos de pudim, suas caldas sao lindas, parece tudo delicioso!
    Sem falar na “magica”… eu quero uma forma dessa tbem, eu quero!!
    Ana

    Responder
  2. Vitor Hugo

    Tá com uma cara tão boa, humm! Ficou tão bonita, qual o segredo para desenformar?

    Só um adendo, caso o Sr. Dadivoso esteja na “reorientação alimentar” que eu penso estar, ele nunca sairá, pois irá a “aprender” a comer certo, heheheh.

    Digo isso por experiência, vivo isso há uns 3 anos quase quatro, =D

    Responder
  3. Dadivosa

    Karen, obrigada! Lembrei de você dia desses, pois experimentei um talharim feito com farinha de banana. Estava superleve e saboroso, preciso descobrir onde se compra para testar e contar a todos.

    Regina, então fique atenta aos próximos capítulos, pois há grande chance de mais receitas desse tipo aparecerem por aqui :)

    Ana, a Mágica é um poder! Tudo fica lindo nela. Se bobear, até gelatina de caixinha :)

    Maria Helena, é a forma que toda jovem senhora prendada e todo jovem senhor dadivoso precisam ter!

    Vitor Hugo, que querido isso de “Sr. Dadivoso”! Vou usar, tá? Então, vamos ver como as coisas andam. No que depender de mim, será um sucesso!

    ;***

    Responder
  4. Dadivosa

    Esqueci de reforçar… o segredo para desenformar é molhar a forma antes de despejar o líquido. A Mágica tem essas tampinhas decoradas que facilitam muito a vida. Basta virar a forma do prato de servir, levantar a tampinha e o ar e a gravidade farão todo o trabalho.

    ;***

    Responder
  5. Patricia Scarpin

    Querida Dadi, também estou na tal reorientação, viu? Não tenho comido doces (vc não imagina o esforço hercúleo que isso representa), apenas frutas. De vez em quando, uma Goiabinha pra desopilar. E ginástica, fazer o quê…
    Coitado do maridão, força pra ele!

    O seu manjar ficou lindo e é uma ótima idéia!! Tenho uma nova amiga que é diabética, por isso vou poder aproveitar esta receita qualquer hora em que ela for em casa! Que bom!!

    Responder
  6. Dadivosa

    Patrícia, é uma boa mesmo! Na verdade, dá pra substituir bem o açúcar pelo adoçante em muitas receitinhas. Vou testando por aqui e conto tudinho pra você.

    Eliana, pois a gente não teve pena não, viu? hahaha

    Beijos

    Responder
  7. Vitor Hugo

    Dadi, claro que pode usar! Aliás, deve né! Já que é a Dadivosa, nada mais justo que seu consorte seja o Sr. Dadivoso! =D

    Ahh, eu já devo ter visto dessas formas antes. Minha Ser Suprema (Minha mãe) tinha uma forma dessas quando eu ainda era pequeno, mas acho que ela se desfez durante a mudança… =( Piquei tentado a fazer a receita, heheheh.

    Só uma dica: não façam a besteira de comprar gelatina diet! É a pior coisa que existe na face da Terra, compra a normalzinha mesmo… tá certo que tem açúcar, mas…. a diet não dá. ewwwww. /o/

    Responder
  8. Dadivosa

    Valentina, já acabou tudo, menina! Foi um furacão! hahahaha

    renata lampião, falha minha em não dar uma quantidade, né? acho que entre meia xícara e uma xícara fica bom, mas é uma coisa assim, super a gosto messsss.

    ;***

    Responder
  9. Pingback: Dadivosa » Calda de Ameixas da Valentina

  10. lis

    Ola linda, amei a receita mas acima de tudo nao paro de pensar num pudim de morango e limao numa forma dessas. aonde encontro para comprar? obrigada

    Responder
  11. Adriana

    maravilhoso, gostaria de fazer em porções individuais, é possível? também gostaria de saber se posso fazer a calda com vinho
    obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Post aleatório

Bug :(

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail