Iogurte Caseiro

(*receita de iogurte caseiro, atualizada em 30/07/2010*)

Ingredientes:

  • 1 copo de iogurte natural (200 ml) em temperatura ambiente (*use coalhada e evite aquelas que contém qualquer coisa além de leite e fermento lácteo no rótulo*)
  • 1 litro de leite (*de saquinho, integral*)
  • (*1 colher de sopa de leite em pó*)

Como fazer:

  1. Leve o leite ao fogo até ferver e deixe amornar.
  2. Agora é que vem o pulo do gato. Seja com fermentos prontos, com um potinho comprado no supermercado, ou com uma “matriz” reservada de outra receita, é a temperatura do leite que vai determinar se mágica vai ou não vai acontecer. A temperatura correta, pelo que dizem meus manuais, deve estar entre 43 e 45 graus centígrados. Menos do que isso, os lactobacilos nem sentem cosquinhas e vão preferir ficar hibernando. Mais do que isso, você mata os bichinhos de calor. Você pode, então, usar um termômetro culinário, ou seu dedinho (limpo, claro), que é o método que vou explicar a seguir:
  3. Coloque o dedo indicador no leite morno. Ele deve estar quente, mas não muito. Se você sentir o calor e conseguir manter o dedo no leite por 10 segundos, é porque a temperatura está correta.
  4. Retire uma concha do leite morno, dissolva ali o leite em pó, misture bem com a coalhada. Despeje essa mistura no leite morno e misture mais uma vez. Guarde numa vasilha de vidro ou cerâmica (se não tiver, até plástico resolve), cubra e leve a um lugar quentinho e ao abrigo da luz. Se preferir, pode embrulhar o pote com panos de prato para proteger.
  5. Deixe o preparado no forno desligado da noite para o dia, depois guarde na geladeira.
  6. E agora que você tem seu delicioso iogurte natural feito em casa, dê uma olhadinha nessas receitas icon smile Iogurte Caseiro

Dadivosa Adverte!
Eesta não é uma receita 100% à prova de erro. São muitas as variáveis que influenciam na coagulação do leite, então não se acanhe se não acertar de primeira. Vale a pena tentar de novo, pois depois de acertar o ponto você não vai querer mais comprar iogurte pronto não.

Agora, se você acha esse negócio de enfiar dedo em leite uma trabalheira dos infernos, muita ciência pra pouco resultado, recomendo comprar pelo menos um termômetro culinário (custa 10, 15 reais).

P.S.1: O motivo da atualização está neste post
P.S.2: Apesar de nunca ter usado os tais bichinhos ou o kefir, nem saber que cara têm, deixo abertos os comentários para o caso de ter alguma serventia a quem doa-procura.

Não quer perder nenhuma dica, receita ou novidade do Dadivosa? Curta a página no Facebook e lembre de marcar as opções “Obter notificações”, depois “Mostrar no feed de notícias”.

 



236 comentários em “Iogurte Caseiro

  1. Fer Guimaraes Rosa

    Eu fazia muito iogurte em casa quando meu filho era pequeno. Passei uns anos nessa mania. Eu tinha ate uma cumbucona de barro com tampa que usava especialmente pra isso. Fe, voce reativou minha memoria e me fez ficar animada para fazer isso outra vez! Acho que um termometro eh um bom investimento, nao? Eu nao tenho…. Beijao! ;-)

    Responder
  2. Dadivosa

    eu estou há uns dois, três anos nessa mania. e olha que ainda nem tenho filho pequeno em casa! hahaha
    faço três litros, fer, domingo sim-domingo não. é uma delícia mesmo!
    quanto ao termômetro, é um bom investimento sim. outro dia meus fermentinhos acabaram, precisei fazer a receita old school e o termômetro que me salvou, porque eu ainda não conhecia o truque dos dez segundos
    ;***

    Responder
  3. Renata

    Lá em casa a gente sempre fazia coalhada! Ferve o leite, coloca suco de limão pra talhar e deixa descansar por horas. Fica parecido com iogurte, mas sem os lactobacilos!

    Responder
  4. Lilian

    Dadivosa…parabéns pela suas receitinhas…..fiz a coalhada em casa….ficou ótima….mas, só eu como..meu maridão não gosta muito!!!!
    posso congelar??Qto tempo ela vai durar na geladeira sem estragar??
    bjos

    Responder
  5. Dadivosa

    Oi, Lilian! Seja bem-vinda!
    Olha, a coalhada dura bem por três semanas na geladeira, desde que você a mantenha em um potinho fechado.
    Nunca congelei, mas acho que você não vai precisar, pois em três semanas dá pra usar na boa. Se ainda tiver muito, você pode inventar umas receitinhas com ela :D

    beijos

    Responder
  6. ::Fer::

    Também sempre faço esse iogurte em casa (o método que eu conhecia era para contar até 11 – ???? – ou ferver e esperar uns 10 minutos). Coloco umas 3 colheres de sopa de leite em pó para garantir.

    Dá para utilizar o finzinho de uma receita para fazer outra? Nunca tentei assim….

    Daí o iogurtão vira tudo : para comer puro, com granola, bater com fruta e virar “sorvete”, para temperos de salada, etc… Delícia!

    Responder
  7. dany

    coloquei 1 litro de leite com yogurt natural misturei direitinho esta no forno a mais de 12 horas e ainda nao esta consistente,o que faço?

    Responder
  8. Damaris

    Bom Dia

    Tenho muita curiosidade de saber como funciona os famosos bichinhos pra fazer iogurte;
    e onde enconto para poder comprar:
    se puder me responder agradeço

    abraços

    Responder
  9. Náira

    Eu gostaria de saber como conseguir aqueles bichinhos, que a gente cuida , lavando e colocando no leite, e conseguindo assim um iogurt mais forte. Eles vão se reproduzindo, cada vez mais. Infelizmente viajei e eles morreram, e agora não sei como consegui-los denovo. Pois as pessoas que ficaram com alguns “filhotes”, acabaram por se cansar de tomar iogurt e jogaram eles fora. Com o leite desnatado e o iogurt natural, eu faço, mas prefiro do outro jeito, apesar de ter que cuidar bem direitinho diariamente dos bacilinhos.

    Responder
    1. Margarida Fonklain

      Eu tenho o kefir lactobacilos a 20 anos já distribui pra muita gente. A ultima vez foi para um casal que ensinei como fazer e a filhinha deles de 2 anos provou e adorou, mesmo estando um pouco forte tomou um copo de 200 ml quase inteiro e sem açúcar… como é bom uma família que se preocupa com a saúde deles!

      Responder
  10. Analice de Miranda Lira

    Faço iogurte com aqueles fermentos que vinham na iogurteira.Agora acabou e eu procurei saber por quanto me mandavam, eles falaram 450.00. Achei um absurdo!Isto era 50 envelopes. Fiquei apavorada….onde eu posso encontrar o fermento para iogurte , e principalmente o nome do fermento?ficarei muito grata.Atenciosamente aguardo resposta.
    Analice de Miranda Lira.

    Responder
  11. Simone Priscila

    Eu também gostaria de saber como consigo aqueles bichinhos que a gente lava e os mantem no leite, li uma reportagem que ele é bem mais forte.

    Responder
  12. Thales

    Olá pessoal! Bem, sobre iogurte, eu tenho umas dicas e tenho até os “bichinhos” (diferente do Kefir). Os bichinhos são parecidos com couve-flor, e você os deixa de “molho” no leite e pronto, sem macetes e sem trabalhos. Depois de 12 a 18 horas, você coa numa peneirinha, o que sair da peneirinha é o iogurte, o que ficar retido na peneirinha (os bichinhos!) você lava sob água corrente e inicia o processo de novo. Uma coisa boa é que estes bichinhos se reproduzem muito facilmente, e se numa semana você começa com 1 copo de iogurte por dia, em duas semanas você já está fazendo mais de 1 litro por dia. Dá até pena de jogar os bichinhos fora, mas… Quem interessar neste bichinhos, eu envio de alguma forma. O Kefir é outra coisa bem diferente e particularmente eu detestei, com água ou leite é horrível, e sem falar que não há dados científicos a respeito, ao contrário dos lactobacilos do iogurte.

    Responder
    1. JESSIKA

      EU ESTOU A PROCURA DESSES BICHINHO ACABEI DE INICIAR UMA DIETA E QUERO TOMAR IOGURTE NATURAL NO LANCHE SENDO QUE COMPRANDO SAI MUITO MAIS CARO. COMO FAÇO PRA VC ME ENVIAR UM POUQUINHO?

      Responder
    2. JESSIKA

      MEU E-MAIL CASO ALGUEM QUE MORE EM MARICÁ -RJ OU PERTO QUE POSSA ME DAR UM POUQUINHO DESSES BICHINHOS. GRATA DESDE JA

      Responder
  13. Thales

    E tem mais… Imagine trocar o leite por iogurte quando fizer aquele bolo… imagine como fica uma broa de fubá feita com iogurte!! Pois é… muitas aplicações para o uso do iogurte natural!

    Responder
  14. Elisabete

    Eu tenho os (bichinhos) de iorgute, e é muito gostoso, queria saber mais sobre eles, se posso acrescentar em outras comidas, ou so com frutas, se realmente bom consumir todo dia , se é muito calorico…
    ficarei agradecida

    Responder
  15. Thales

    Você pode substituir o leite das broas e bolos pelo iogurte. O fermento funcionará mais fácil, e o bolo vai ter um aroma diferente. Qualquer fruta pode ser misturada no iogurte (até manga, pois existe um lenda que manga e leite fazem mal, mas como sabemos é crendice popular…). Em qualquer receita que tiver item lácteo, você pode colocar o iogurte. Na verdade, como o iogurte de lactobacilo é natural e é um variantedo leite, não há contra-indicação. Use a imaginação e tenha sempre uma boa saúde, tendo uma alimentação colorida.

    Responder
  16. sevahc

    adorei saber a diferença entre iogurte e kefir eu tenho kefir egostaria de saber como posso adquirir os bichinhos de iogurte aqui em belo horizonte,obrigado.

    Responder
  17. Rosana

    Olá, acabei de pegar a febre, que tinha quando pequena, a dos bichinhos do yogurte, como eles se reproduzem muito rápido, gostaria de poder encaminhar as crias a alguém interessado, moro no RS , em Santana do livramento. E também gostaria de solisitar ao site que encaminhe receitas para que possa utilizar o yogurte.

    Responder
  18. Francis Souto Martins

    Gostaria de saber aonde encontro os bichinhos(lactobacilos) aqueles que agente fica cuidando em casa alimentando-os com leite e se oleite pode ser o desnatado,pois quando eu tinha so colocava leite integral agora so posso tomar desnatado meu filho faz uso do iogurte todos os dias nao pode tomar o leite tem alergia so iogurte se voce puder me ajudar ficarei agradecida..

    Responder
  19. carmem moraes

    gostaria de receber o bichinho de KEFIR, alguem pode me ajudar?por favor entre em contato comigo urgente, pelo meu E-mail.

    Responder
  20. suely barcelos

    Bom dia é a primeira vez que entro neste site, amei, gostaria de saber: tenho iogurteira, ainda tem o fermento, mas como conseguirei outro, estes lactobacilos citados neste , não entendi se fermento e iogurt natural são os mesmos efeitos, pois ja fazia antes so com o iogurt natural mas não sei de sua eficiência. E a isca consigo fazendo reserva de uma quantidade deste ja pronto? beijos- Suely-goiânia-go

    Responder
  21. Silvia de Pauli

    Sou proprietária de uma propriedade rural em Mato Grosso do Sul, e nos tiramos cerca de 100 litros de leite/dia, e trago iogurte da capital,Campo Grande, porque não consegui encontrar mais os lactobacilos vivos.Gostaria muito que alguem me desse uma muda.Se alguempuder me escreva Email.slremanso@gmail.com

    Responder
  22. eliane rezende

    Oi Acabei de conhecer esse site, e achei muito interessante, pois estava lendo sobre iogurte, e me arrependi de não ter dado importância ao IOGURTE, a mais tempo…..
    Agora vou procurar fazer um melhor uso do mesmo.
    Mas gostaria de saber a diferença entre o feitos com aquele bichinho, que eu agora não os tenho e o outro feito com o iogurte natural..
    Agradeceria , se me dispensasse alguma atenção.
    Um abraço, Eliane

    Responder
  23. lilian

    gostaria de saber se ainda é possível encontrar aqueles famosos bichinhos que faziam iogurte.Minha mãe sempre fazia este iogurte e eu adorava.

    Responder
  24. fabiola souzza

    oi, é a primeira vez que entro no site para saber como cazer iogurte cazeiro, mas como posso e onde encontrar estes bichinohs? moro em sp no centro.gostaria de informações sobre os bichinos.
    agradeço.

    Responder
  25. Rosmari

    Olá,
    Gostaria de saber mais informações nutricionais sobre os bichinhos do iogurte, se são iguas aos que constem lactobacilos vivos.
    Obrigada.
    Rôsmari-RS

    Responder
  26. Cristiane Souza

    Bom Dia, gostaria de obter os bichinhos, pois quando eu era pequena minha mãe fazia pra mim e eu adorava.Se alguem puder me fornecer ficarei muito grata, moro em são paulo.meu email é
    crisxp23@bol.com.br
    Ate mais

    Responder
  27. Alessandra

    Olá, comia muito desse iogurte quando pequena. Gostaria de saber onde ou como consigo os “bichinhos”. Moro em São Gonçalo/RJ. Desde já agradeço. Amei o Site!

    Responder
  28. lucia

    ola, eu fazia muito yogurte com os bichinhos quando meus filhos eram pequenos, hoje ja sou vo e serei novamente, sera q alguem pode me dizer onde eu compro desses bichinhos. eu moro no rio de janeiro bem no centro da cidade. se alguem puder me ajudar eu agradeço desde ja. esse site e otimo e a primeira vez q eu visito e amei.

    Responder
  29. GEISA

    BOA NOITE, SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR A ENCONTRAR ESSES “BICHINHOS” DE YOGURTE,POIS PRECISO DELES C/MUITA URGÊNCIA E AQUI NO RIO DE JANEIRO,JÁ PROCUREI E NÃO ENCONTREI.È P/MINHA FILHA DE 2 ANOS.SE ALGUÉM PUDER,FAVOR ME ENVIAR UM E-MAIL POIS ACESSO TODOS OS DIAS.DESDE JÁ AGRADEÇO,GEISA

    Responder
  30. MARGARETH

    OI GALERA !!
    ESTOU A PROCURA DE QUEM POÇA ME DOAR O KEFI,SOU DE BETIM .M.G
    TENHO PARENTES EM BH TBM ,SE POR ACASO ALGUEM TIVER AQUI POR PERTO DEIXE O RECADO IREI BUSCAR,NO MAIS FICO-LHES GRATA!

    Responder
  31. socorro a. costa

    gostaria de receber os bichinhos, lactobacilios, eu tinha mas precisei viajar e me deixaram morrer, e nunca mais eu os encontrei, por isso quem tiver me mande por favor. eu tenho os lactobacilios do kefir, so nao sei como mandar.eu moro em maceio -al.

    Responder
  32. simone taveira

    olá gostaria muito de receber os bichinhos,lactobacilos,minha mãe fazia muito quando eu era criança.agora tenho ddois filhos e tenho vontade de arrumar para fazer para eles.moro aqui no rio de janeiro quemtiver envie para o meu site.desde já agradeço.

    Responder
  33. Flávia

    Oi Gente,
    Gostaria de saber onde encontro os “bichinhos” para fazer iogurte ou alguém que poderia me doar um pouco, gostaria muito de fazer para minha filha. Se alguém puder me ajudar. desde já agradeço.

    Responder
  34. FLAVIO EDUARDO VIANA DA SILVA

    Boa tarde, a todos !

    Moro em Belo Horizonte, estou precisando urgentemente da gentileza de quem possa me fornecer os bichinhos do iorgute.
    Favor entrar em contato no E-mail fornecido .

    Atenciosamente,
    Flávio Eduardo

    Responder
  35. iara nascimento

    Ola, gostaria de saber como faço para encontrar esse tais bichinhos do leite moro em Vitoria E S alguem sabe onde encontro aqui ?. Alguem tem como me enviar uns filhotinhos, entre em contato comigo pelo e mail iarasl-@hotmail.com. Agredeco desde de ja.

    Responder
  36. Luis Henrique Cali Jung

    Ola pessoal , moro em Porto Alegre – Rs , fiquei comovido com alguns apelos citados acima para obterem os tao queridos bichinhos…risos…

    Quem estiver interessado(a) , enviem email para – nicksnarf@brturbo.com.br

    Que estando ao meu alcance ajudarei quem precisar…

    Responder
  37. Luis Henrique Cali Jung

    Ola pessoal , moro em Porto Alegre – Rs , fiquei comovido com alguns apelos citados acima para obterem os tao queridos bichinhos…risos…

    Quem estiver interessado(a) , enviem email para – nicksnarf@brturbo.com.br
    Luis Henriqe Cali Jung
    Que estando ao meu alcance ajudarei quem precisar…

    Responder
  38. Luis Henrique Cali Jung

    Ah só para esclarecer , o famoso `bichinho ` acima citado tem nome :

    kefir e ou Grãos de Kefir, Vou citar um link para obter uma melhor informaçao sobre o Kefir inclusive com sua foto .

    http://paginas.terra.com.br/saude/kefir/kefir.htm

    Neste link vc encontrará tudo sobre o BICHINHO.

    * Alem de toda a riqueza que o kefir auxilia em sua saude , ele é um otimo amigo das pessoas que precisam de dietas alimentares .

    Responder
  39. Thales

    OBSERVAÇÃO: KEFIR é DIFERENTE dos LACTOBACILOS DE IOGURTE. Não confundam. O Kefir do leite é muito parecido, porém faz um tipo de iogurte mais azedo e ácido. Os lactobacilos fazem o iogurte natural. Ambos parecem esponjas de couve-flor, e são alimentados com leite e se reporoduzem facilmente. Existem duas formas de diferenciar: Visualmente, os Lactobacilos formam em algumas partes de sua colônia, um tipo de ajuntamento das bactérias em forma de pequenas conchas. O Kefir do leite toda a colônia é uniforme. A segunda é no gosto/sabor, o Kefir deixa um gosto de azedo/ácido e o cheiro também é ácido. O Kefir ainda deve passar por reconhecimento científico, e por enquanto está no modismo depois que apareceu na TV. Melhor pesquisarem antes sobre Kefir. thales@ig.com.br

    Responder
  40. Rina

    olá, bom dia, Eu amooo esses bichinhos do iogurte já tomei mto mas depois acabei ficando sem, e nunca mais os encontrei…por favor se alguém quiser me doar alguns meu e-mail é rina_intersul@hotmail.com. Ahhh moro no RS, mais precisamente em Jaguarão, mas pode ser via sedex a cobrar ok.
    Desde já agradeço.

    Responder
  41. Victor Hugo

    Estou a procura dos bichinhos do Yogurt. Por um incidente os nossos bichinhos foram pelo ralo. Solcito quem possa ceder entrar em contato pelo e-mail . Moro em Florianópolis – SC. Pago as despesas de postagem.
    Grato.

    Responder
  42. LIANA

    OLA E A PRIMEIRA VEZ Q VISITO ESTE SITE E ADOREI.LEMBRO Q QUANDO CRIANCA MINHA MAE FAZIA MUITO IOGURTE COM ESSES BICHINHOS.HOJE SOU MAE DE 2 FILHOS E TENHO MUITA VONTADE DE RELEMBRAR OS VELHOS TEMPOS,SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR ME ENVIANDO ALGUNS BICHINHOS FICO DESDE MUITO AGRADECIDA.MORO NO ESTADO DO RJ,EM CAMPOS DOS GOITACAZES E MEU IMAIL E LIANALUIZA@HOTMAIL.COM,BJSSSS

    Responder
  43. Leila

    Também estou a procura destes lactobacilos, moro em Londrina e todas lojas que liguei não tem… por favor se alguém tiver entre em contato no meu e-mail, obrigada

    Responder
  44. selma aparecida

    gostaria de receber uma muda dos lactobacilos,pois o kefir é muito àcido e tenho dificuldades para fazer minha menina tomar.
    quem tiver por favor entre emcontacto moro em Belo Horizonte MG
    antecipadamente fico muito agradecida.
    Email:selminhaaparecida@yahoo.com.br

    Responder
  45. Olga Loureiro

    Gente,

    também estou na busca do yogurte perfeito por causa de intolerância ao leite.
    Tenho feito yogurte sm parar. Cada yogurte sai levemente diferente.
    Tenho usado potinhos de yogurte sem sabor, de boa qualidade (alguns só tem gelatina) e tb já usei o tal BioRich com resultado final menos interessante – lém de sr caríssimo.
    Adoraria experimentar essas culturas criadas em casa que alguns mencionaram nos comentários acima e o kefir também. Assim teria maior controle do meu yogurte (serea?). Moro na cidade do Rio de Janeiro. Meu e-mail é olgaloureiro@gmail.com. Se puderem me ajudar ficarei muito agradecida.

    Responder
  46. maria isabel seoane

    bon dia
    aprendi a fazer yogurt,com meio litro de leite integral,um copinho de yogurt natural integral,meio ou um limão expremido nessa mistura ,deixo de manha ate a noite,ele qualha,e ai boto na geladeira.fica igualzinho o pronto.minha pergunta:esse contem lactobacilos,por nao estar aquecido?
    posso fazer com yogurt light,e leite desnatado para ficar menos calorico?por favor me responda no email.obrigada

    ISABEL

    Responder
  47. sandra

    BOA TARDE? ESTAVA PESQUISANDO SOBRE IORGUTE E ENCONTREI ESTE SITE E FIQUEI MUITO FELIZ, MORRO EM SP E GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM EM SP TEM O BICHINHO DO IORGUTE PARA DOAR ,POR FAVOR ENTRE EM CONTATO PELO MEU E-MAIL

    Responder
  48. Patrícia

    Olá!
    Eu tenho aqui os tais “bichinhos de iogurte” porem eu os deixo 12 ou 15 horas no leite e fica aguado e bastante ácido!
    Então lendo aqui vi que tbm tem um “tal” de Kefir!
    Gostaria de saber como posso saber se tenho os KEFIR, ou BICHINHOS.
    e como fazer para que fique menos ácido e mais grosso.

    Obrigada

    Responder
  49. Angélica

    OI ESTOU PROCURANDO SABER COMO CONGELAR OS BICHINHOS EM EXCESSO!
    DÁ PRA FAZER ISSO?
    EU TENHO JOGADO FORA QDO ELES AUMENTAM MTU PQ NÃO CONHEÇO NINGUÉM QUE OS QUEIRA.
    CONSIGO FAZER 1 LITRO DE IORGURTE POR DIA MAS NEM SEMPRE CONSUMO TANTO ASSIM.
    SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR.
    E REALMENTE QUAL A DIFERENÇA DO TAL KEFIR, PRA SABER REALMENTE QUAL DOS DOIS EU TENHO…MAS TENHO PRATICAMENTE CERTEZA QUE TENHO “OS BICHINHOS”.

    Responder
  50. Mary

    Olá! pessoal, uma dúvida me intriga quando o povo fala de kefir… só fica muito ácido se colocar muitos bacilos para pouco leite ou se deixar fermentar por mais de 24 horas. O meu nem fica ácido, e sim alcoólico se deixar mais tempo. Então deixo 24 horas, uma colher de sopa para cada copo de leite (200ml). E sinceramente fica delicioso, parecido com o iogurte de liquido, mais cremoso um pouco. Mas já tomei na casa de minha amiga e era extremamente ácido e ela tinha poucos bacilos. Será que as colônias diferem? E quanto aos seus benefícios, estão comprovados cientificamente sim! apenas não podem ser industrializados, pois a embalagem estufa! Existem alguns yogurtes importados com uma quantidade mínima dentro, e com determinada validade, senão acidificam. Yogurte caseiro teoseu valor, mas nada se compara as propriedades do kefir.

    Responder
  51. Catia Amaral Cunha

    Olá gente, sou de maceió e quando criança tomava muito desse yogurte feito de bichinhos.Hoje tenho três filhos e gostaria muito de conseguir esses bichinhos alguem pode me ajudar!!!!!

    Obrigada

    Responder
  52. Margarete L. B. Genghini

    Achei interessantíssimo este site faço iogurte em casa sempre e me lembrei que a alguns anos atras fazia com os tais bichinhos.Em comentario com minha familia percebi que gostavam mais do iogurte feito com eles, gostaria de saber como faço para conseguir esses tais bichinhos novamente, alias nem me lembro como os consegui da primeira vez.Alguem pode me ajudar?

    Obrigada.

    Responder
  53. Regina Miranda said

    ESTOU A PROCURA DOS BICHINHOS DO IOUGURTE POR ORIENTAÇÃO MÉDICA . POR FAVOR ME AJUDEM A CONCEGUIR UMA MUDA DESSES FAMOSOS BICHINHOS. DESDE JÁ OBRIGADA! 06/09/2008

    Responder
  54. Daisy Oliveira

    Gostaria muito de conseguir os kefir, pois tenho orientação para usá-los por problemas desaúde. Desde já agradeço. Pago todas as despesas com envio.

    Responder
  55. Nanci Sorrath

    Gostaria saber onde posso encontrar o fermento sem lactose, proprio de fazer iogurte caseiro. Moro na regiao Jabaquara, Gde S.Paulo, em que regiao dentro da capital nao sendo interior posso encontrar? Fico no aguardo e muito agradecida pela atençao para com este.
    Obs.: seu site é muito bom, gostei.

    Obrigado,
    Nanci.

    Responder
  56. Lucia Berte

    Também quero esses bichinhos……
    Desde já agradeço…….se puderem me ajudar…
    Sou de Foz do Iguaçu…..bjuusss….

    lucia
    Obrigada

    Responder
  57. MOACIR FERREIRA

    gostaria de saber aonde encontro o termometro culinário, sou aqui do rio
    e já fui à várias lojas e ninguem sabe me enformar aonde compro .

    Responder
  58. welliton patricio

    nao sei como conseguir estes bichinhos, me ajudem por favor pois tenho um filho que é alergico ao leite de vaca e só pode tomar leite de cabra, e os iogurtes industrializados ainda nao encontrei com o leite de cabra,sou do espirito santo, por favor se puderem me ajudar agradeço desde já.

    Responder
  59. Paula Tais Oliveira

    Olá ! Gente eu adorava tomar iogurt caseiro, lembro quando minha vó fazia para mim e para minhas irmãs, eu tive um tempo os meus filhos adoraram tb mais os meus morreram quando fui viajar e não encontrei mais será que alguem pode me ajudar a encontrar ou tem alguem que pode me doar um pouquinho. Entre em contato comigo pelo meu email é paulataisoliveira@hotmail.com sou de porto alegre. Desde já agradeço !!!

    Responder
  60. sandra

    oi! gostaria que me ensina-se a fazer os bichinhos,pois aqui em minha cidade eu não encontro mais.
    agradeço desde já pela atenção!

    Responder
  61. Rosemeire Martins da Cunha

    Vcs podem comprar o termômetro pela Internet ou na loja humaitá louças de Benfica. Fica na mesma rua do CADEG.

    Responder
  62. Cíntia

    Gente adorei conhecer este site. Eu amoooo o yogurte de bichinho, qdo era pequena minha mãe sempre fazia pra gente. Moro em Nova Lima, pertim de BH, se alguém tiver ou souber onde é fácil conseguir eu gostaria muuito.

    Responder
  63. debora andre

    oi gente adorei ter encontrado um site sobre yorgut,estou a procura de bixinhos para fase-los,lembro que minha mae fasia sempre quando eu e meus irmãos eram pequenos,moro em navegantes s.c meu e-mail é dedacamilo@yahoo.com.br se alguem poder me enviar pago as despesas de correio,ou os custos finais obrigada.

    Responder
  64. Elizabeth Barcelos

    Boa noite a todos.
    Gostaria de saber se tem alguém que possa me enviar os lactos bacilos do leito e não o Kefir, já os tive há alguns anos atrás,mas por descuido da minha filha, eles foram parar no ralo. Se tiver alguem que possa me enviar, pagarei as despesas de correio.eu sobrinho é alérgico a leite de vaca e pretendo fazer com o de cabra.Sou do RJ e meu email é (beth_bar@hotmail.com.)
    Ficarei muito grata.
    Agradecida.
    Fiquem com Deus
    Elizabeth

    Responder
  65. Silvana

    Gostaria de saber se tem alguém que possa me enviar os lactobacilos do leite E NÃO O KEFIR. Moro em Biguaçu SC. Entre em contato comigo para saber como fazer. Desde já agradeço!
    Silvana M.C.

    Responder
  66. eliana

    oi boa noite a todos adorei esse site. eu tambem estou a procura dos lactobacilos se souberem onde posso encontra-los, sou do rio de janeiro e agradeço desde ja.

    Responder
  67. Denise C.Garcia

    Ola,
    gostaria de saber onde posso adquirir os bichinhos de fazer iogurte.
    Eu ja tive uma vez, so que um tempo que fiquei fora ninguem cuidou em casa, por isso eles morreram.

    Responder
  68. Elizabeth Barcelos

    Eliete boa noite,
    Já tive o lacto bacilos do leite e eles jamais juntaram limbo. O recipiente de ser lavado todos os dias. Assim como os lactos bacilos tbm.
    Se vc tiver um poukinho que seja e puder me enviar arco com todas despesas de correio. Bjus e fique com DEUS.
    Elizabeth Barcelos

    Responder
  69. valdeia

    gostaria de saber se da para congelar os lactobacilos de iogurte, dá para colocar gelatina? e como fazer.

    valdeia

    se tiver receita diferentes pode me enviar adorei este site, não conhecia.moro em santa catarina, em criciuma

    Responder
  70. zaira s g

    gostaria muito de receber esse lactobacilios ,pois ele e bom para varios problema de saude, eu ja tive o kfir mas nao e esse que preciso .Oque procuro e um que parece um ramo de couve flor,ficarei muito grata se alguem puder me ceder so um bichinho.

    Responder
  71. Mário Rodrigues de Souza

    Lactos Bacilos vivos dispensa qualquer comentário pois quem conhece os benefícios, apenas indica e quem é sábio acata, o motivo de meu contato prende-se ao fato de ter perdido o contao com o fornecedor dos Bacilos em questão e gostaria muito de saber como consigo estando morando em Brasilia, obrigado abraços e FELIZ ANO NOVO com as bençãos de DEUS em nome de JESUS CRISTO.Amém!!!Mário

    Responder
  72. toninho de guarapari

    moro em guarapari e gostaria de saber se aqui no espirito santo eu encontro esses bichinhos para faser iogurte
    tb gostaria de saber o nome correto desses bichinhos atenciosamente agradeço e aguardo sua resposta obrigada

    Olá, Toninho. Confesso que nunca usei esses bichinhos, vamos ver se alguém aparece aqui pra contar como consegui-los no ES. Obrigada pela visita!

    Responder
  73. betty

    por favor alguem sabe onde compro os bichinhos de yogurte, pois minha filha teve nene e ela é alergica a yogurte e pensei nos bichinhos naturais, alguem poderia me ajudar

    Responder
  74. Pingback: Iogurte Natural « Pimenta Calabresa

  75. celso roberto

    Fiz o yogurt e ficou ótimo, mas pergunto, para fazer outra porção eu deixei 200ml fora da geladeira. quanto tempo posso deixar??

    Oi, Celso. Eu não recomendo que deixe fora da geladeira não, principalmente se estiver calor…

    Responder
  76. Angelica Fabian

    Olá gente, pesquisando na internet acabei chegando aqui e quero muito encontrar um doador do kefir de leite.
    Estou tratando um problema de saúde e sei o quanto ele é bom para fortalecer a imunidade.
    Desde já, agradeço muito pela compreensão e ajuda.
    Peço que me contate pelo e-mail angelpfabian@hotmail.com, sou de Niterói/RJ
    Obrigada

    Responder
  77. Leonice Lopes Reis

    Sayonara voce disse que tem o kefir para doar , moro no Rio de Janeiro perto de voce

    por favor gostaria de recebe-los de voce ou de outra pessoa que leia o meu recado

    mande pelo correio ou entre em contato pelo mail leonicelopesreis@yahoo.com.br

    preciso muinto. obrigada

    beijos

    Leonice Lopes Reis

    Responder
  78. Carlos Alexandre

    Olá pessoal, navegando a procura de receita de iogurte vim para no site da Dadivosa. Também estou a procura dos tais “bichinhos” para fazer iogurte, mas não os kefirs.
    Se vc, que possui este “bichinhos” puder me enviar um pouco ficaria grato. Moro em São Gonçalo no estado do Rio de Janeiro. Vou testar a receita acima com iogurte natural e o leite morno, espero que dê certo.
    Deste já agradeço.
    Meu email carlosalex.sg@gmail.com
    Abraços

    Responder
  79. VERA LUCIA

    BOA TARDE
    PRECISO DE INFORMAÇÕES COMO CONSIGO O FERMENTO PARA IOGURTE,
    AQUI EM MOGI MIRIM NÃO ACHO – TENTEI FAZER AS RECEITAS QUE COPIEI NA INTERNET E O YOGURTE FICA RUIM, EU NÃO GOSTEI.
    OS PREÇOS DOS FERMENTOS SÃO CRUEIS E NÃO GOSTO DOS OUTROS METODOS, GOSTARIA QUE ALGUEM INFORMASSE O NOME DE ALGUNS LUGARES QUE TENHAM O FERMENTO.
    MEU EMAIL É vera.controltecbrasil@hotmail.com
    OBRIGADA E FELIZ ANO DOURADO 2010 A TODOS.

    Responder
  80. Sílvia

    Quando eu era criança tinha uma vizinha que tinha esse bichinhos, adorava tomar os iogurte feito por ela. Mas o melhor mesmo ela ajudar a ela separar e lavar os bichinhos, achava muito interessante. Quero muito poder viver essa experiência com esses bichinos do iogurte. Hojê ja estou mais velha e agora gravida, queria pode fazer esse iogurte, como faço para adquirir? Onde comprar? Alguém pode me ajudar?
    Grata
    Silvia
    Silviavinho@hotmail.com

    Responder
  81. cidinha

    gostaria de saber quanto tempo dura o iogurte caseiro pois gostei muito das dicas que vcs dão e aprimeira vez que faço pergunta se for atendida agradeço muito.

    Responder
  82. ANDREA COGO

    GANHEI O KEFIR E ESTOU ADORANDO UTILIZA-LO COMO YOGURTE,MAS VOU VIAJAR POR UM PERIODO DE 10 DIAS ,COMO FACO PARA MANTE-LO BEM ATE MINHA VOLTA

    Responder
  83. regiane

    gente!!! quando eu era criança tomava muito desse iogurte feito dos bichinhos.
    Uma delicia!!
    me ajudem, onde encontro?
    se alguém tem pra vender ou doar me avisem.
    muito obrigada.
    regiane

    Responder
  84. KARINA

    OLÁ ADOREI TODAS AS POSTAGEM POR FAVOR GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ADQUIRIR ESSES BICHINHOS DO IORGUTE MORO EM VITÓRIA ES.ENTRE EM CONTATO COMIGO POR FAVOR POR EMAIL:KARINAALBENY@HOTMAIL.COM

    Responder
  85. Welida

    Genteeee!!! Tô louca atrás dos bichinhos do iogurte! alguém tem alguma idéia de onde encontrar??? moro em Niterói… se alguém tiver, entre em contato, por favor!

    Responder
  86. Lila Dias

    Pessoal, mora em GYN e estou precisando de grãos de KEFIR. Agradeço muito se lagu´me puder me doar. Fivo no aguardo para contato.

    Responder
  87. theca_brandao@hotmail.com

    Olá pessoal! Sou do Rio de Janeiro e gostaria de receber os “bichinhos” (diferente do Kefir).
    Theresa

    Responder
  88. miranilda sao paulo

    ola passoao ,eu tenho os bichinhos ja tive antes e viajei deichei com minha cuiada e ela deixou morrer , deu muito trabalho para encontra alguem que mim doasse um pouco mais conseguir tenho tres filhos e ele adora em-fim todos em cxasa adora , estive pesquizando e descobrir que vc pode encontra os bichinho em farmacia de manipulaçao e em casa de produtos naturas.

    Responder
  89. Sandra Moreira

    Oi, sempre fiz essa receita e fica delicioso bater no liquidificador com ameixas secas ou com morangos pra variar o sabor.
    Ou deixar escorrer em um pano de prato dentro do escorredor de macarrao. Tempero com azeite e sal. Hummmmmmm é divino!
    Bjsss

    Responder
  90. ADRIANA

    Olá por favor quem tiver os bichinhos estou interessada, moro na zona leste de São Paulo me passem o endereço que eu irei buscar.

    OBRIGADA

    BJSSS AGUARDO CONTATO

    Responder
  91. adrianalee1@hotmail.com

    Olá por favor quem tiver os bichinhos estou interessada, moro na zona leste de São Paulo me passem o endereço que eu irei buscar.

    OBRIGADA

    BJSSSS AGUARDO CONTATO

    ADRIANA

    Responder
  92. Juliana

    Oi pessoal eu usei por muito tempo os lactobacilos vivos, mas como a maioria acabamos enjoando e doando o que tinhamos, Moro em SP Capital, gostaria muito que algúem pudesse me arrumar uma muda de bichinhos rsrssr desde já agradeço, aguardo contato e deixo meu telefone caso tenha alguém de SP que possa me doar….Grata

    11-3859-4113 JULIANA

    Responder
  93. Angela

    Gostari de conseguir os lactobacilos para iogurte e também os grão de kefir, sou de Joinville/SC .Agradeço muitão. Angela

    Responder
  94. Carina

    Olá, gostaria de saber onde posso encontrar esses “bichinhos” de iogurte aqui no RJ (esse que se cuida diariamente, só colocando no leite de um dia p o outro e depois coando). Se alguém souber como conseguir, peço, por gentileza, que me envie as instruções. Meu email é: carinagsilva@hotmail.com
    Obrigada.

    Responder
  95. vera

    Gostaria de saber onde posso encontrar os “bichinhos”de iogurte em BH ,moro nos EUA e gostaria de traze-los em minha proxima viagem. Obrigada

    Responder
  96. cristina souza de araujo

    por favor preciso urgente desses bichinhos de iogurte!se alguem tiver por favor entre em contato comigo moro em bh!contato 031-88124956!desde ja obrigada!

    Responder
  97. suely pelegrino

    Oi Acabei de conhecer esse site, e achei muito interessante.
    Mas gostaria de saber a diferença entre o feitos com aquele bichinho, que eu agora não os tenho e o outro feito com o iogurte natural..
    Eu tive um tempo mais os meus morreram quando fui viajar e não encontrei mais será que alguem pode me ajudar a encontrar ou tem alguem que pode me doar um pouquinho. Entre em contato comigo pelo meu email: suelypelegrino@hotmail.com
    Agradeceria , se me dispensasse alguma atenção.
    Um abraço, Suely

    Responder
  98. Fabiana mel

    oi pessoal acabei de conhecer este site e ja adorei logo de cara,vi loga em cima que alguem poderia me arranjar aquele famosos bichinhos quando era pequena minha mãe tinha agora eu tenho filho e queria que ele também pudesse tomar também,ja faço coalhada em casa ficaria muito grata obrigada

    Responder
  99. Margarida

    Oi acabei de conhecer esse site tbm .Eu sempre utilizei o kefir,para fazer iogurte para meus filhos ,batia com frutas, eu adorava com cenoura e mel, toda recita da bolos e tortas eu uso o iogurte,ele e a base de toda receita .Quando eu voltei a estudar em 1999 eu distribui kefir p td escola td querian ,em 2009 qdo estava numa empreza tistribui ptds q pediram,um mes atras, doei p ulgumas pessoas. EU coloco os bichinhos num litro de leite depois de 3 dias eu cou na peneira p tirar o iogurte posso agua corrente e recoloco ele novamente no leite de novo,assim sussecivamente ate hoje e istou satisfeita com meus bichinhos .OBS SOU de TABOAO DA SERRA SP…….

    Responder
  100. Helena Tavares

    Boa noite amigas se este lactobacilios,se alimentam de leite e se reproduzem do mesmo, só indo em uma vacaria que deve ter ele lá para dar ou vender, é uma idéia,pois minha irmã tinha me recordo mas quem deu a ela foi uma moça que trabalhava numa vacaria a muito anos atrás, hoje já nem existe como moro na baixada fluminense e japeri tem muita vacaria vou procurar por aqui e informo a vc agora este grão de kefir ninca ouvi falar só se for aquele que vem co a yogurteira,me parece que é um pozinho ,mas é carinho, mas deixa comigo que vou ver aqui não digo está semana mas em maio de 2011 vejo para vcs é só me escrever,vou tentar porque trabalhei lá como professora e tinha muita vacaria, mas tem 20 anos que não fui mas para lá beijos em todas vcs

    Responder
  101. CrisVS

    Oi pessoal, será que naquelas lojas de produtos naturais, no centro de São Paulo (próximo à Catedral da Sé), ou no bairro da Liberdade é possível encontrar os bichinhos do iogurte. Tenho asma e bronquite, e li no site que ajuda a combater. Fiquei animada com a dica. Vou procurar e depois aviso se encintrar. Abraços pra todos

    Responder
  102. noel natalino pagano

    quando não estiverem mais dispostos a usar o bichinho de qualhada e só quardar em um
    pode com um pouco de leite na geladeira,com o tempo ficará escuro mas não tem importãncia é só lava-lo e continuar a usa-lo,não jogue fora pois poderá quere-lo novamente,um abraço a todos.

    Responder
  103. suely nobre

    ola,moro em caraguatatuba(sp),e gostaria de saber como consigo o kefir e como faço para cuidarpara mantelos sempre vivos,muito obrigado me escrevao por favoooooooooooooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrr rsrsrsrsrsrs

    Responder
  104. Thales

    Mais sobre iogurte natural… agora sou formado em gastronomia, e venho com boas novas sobre iogurtes. Cientificamente não há estudos sobre o Kefir que realmente nos é confiável. Diante tal fato, passemos ao velho e bom iogurte natural. Para fazer, ou melhor, multiplicar o iogurte natural em casa, ter um termômetro é o primeiro passo. A cultura deve ficar entre 30 e 40 graus, o idel seria “travar” em 35ºC para que a cultura de bactérias se sintam na Disneylândia e façam a festa. O que eu faço com 100% de acerto: Eleve a temperatura de 1 litro de leite a 43ºC, adicione mexendo lentamente 200ml de iogurte natural. Coloque este preparo dentro de uma vasilha com água quente a 70ºC e deixe coberto por 5 horas. De preferência reaqueça a água a 50ºC no meio deste tempo misture o iogurte. Depois de 2 horas do iogurte neste “banho maria” desligado, já percebe-se o iogurte tomando jeito. Se ficar em “ponto de linha”, deixe mais tempo aquecido na água. Qualquer dúvida, podem enviar email. Thales.

    Responder
  105. Bob

    Moro em Goiânia e já tive esses bichinhos quando era adolescente, estes bichinhos de Yogurt, mas infelismente os perdi. Sonho em conseguí-los de novo.
    Por favor, peço que me ajudem à conseguir estes bichinhos de yogurt aqui em Goiânia e ficarei muito grato.
    Meu Email: teobob@msn.com Skype: teobob

    Responder
  106. Bob

    Moro em Goiânia. Gostaria de saber como conseguir os Bichinos do Yogurte. Eu não quero o Kefir porque ele é muito azedo. Alguém poderia dizer-nos a diferença entre o Kefir do Leite e os Bichinos do Yogurte. Só sei que o Yogurte do Bichinho é mais gostoso e menos ácido do que o do Kefir. Meu Emai: teobob@msn.com.

    Responder
  107. marisa

    estou a procura desses bichinhos a tempo seria otimo telos pois me filho tem colesterol alto seria otimo para ele, caso tenham consigo achalos me mande um email.moro em taquari rgs.desde ja agradeço. me respondam por favor………….

    Responder
  108. KARLA

    JA TIVE OS BICHINHOS MAIS QUANDO TIVE NENE DEIXARAM ELES MORRER
    ONDE ARRUMO AQUI EM VALADARES ?
    SOU LOUCA P/ TER DE NOVO, SE ALQUEM TIVER ENTRE EM CONTATO

    Responder
  109. Pedro Werty gonçalves ferreira

    Olá gostaria de saber como conseguir os kefir ou lactobacílos vivos, estou tentando a alguns meses e não consegui até agora, se alguém poder me ajudar ficarei muintissímo grato, procurei em lojas de produtos naturais e nada um forte abraço e um Feliz 2012 a todoscom muita saúde e paz.

    Responder
  110. Neuza

    Oi amigos(as), por favor preciso urgente desses “bichinhos” de iogurte! Se alguem de BH tiver por favor entre em contato comigo que vou buscar… contato 31 92442827 (TIM), 31 96284805 (VIVO) e 31 84017099 (CLARO)……. Muito Obrigada!

    Responder
    1. Felipe

      Neuza, já conseguiu os bacilos para iogurte? Senão me fale pois os tenho e posso te enviar. Estou em João Monlevade/MG

      Responder
  111. Pingback: Iogurte Caseiro | Gastronomices

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail