Flan Mágico de Maracujá

279266011 0aa3fcd792 Flan Mágico de Maracujá
É de bom grado que cumpro o prometido de publicar foto e receita de meu primeiro quitute confeccionado com o auxílio da Mágica, esta prática e versátil forma de matéria plástica que permite à senhora cambiar a decoração de seu preparado.

Este flan é muito ligeiro, leve, aerado, fácil de fazer e, se a senhora optar por empregar adoçante no lugar do açúcar, ainda resulta numa sobremesa de baixo teor calórico.

Ingredientes:
[Para o flan:]

  • 1 pacote (12g) de gelatina incolor sem sabor
  • 5 colheres de sopa de água
  • ¾ xícara de suco de maracujá concentrado
  • 500 ml de iogurte natural, de preferência caseiro
  • 1 xícara de açúcar ou o equivalente de adoçante culinário (usei uma colher de sopa deste último, concentrado, próprio para forno e fogão)

[Para a calda:]

  • 1 xícara de polpa de maracujá com sementes
  • 1 xícara de açúcar ou o equivalente de adoçante culinário (usei uma colher de sopa deste último, concentrado, próprio para forno e fogão)

Como fazer:

  1. Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem.
    No meu caso, fiz chover o pozinho por sobre a água, que estava depositada em uma cremeira de vidro.
    Misturei com a colher até formar uma papinha, diria que quase com a consistência de um gel. Levei a mistura ao microondas por 15 segundos e reservei.
  2. Deite no copo do liquidificador, nesta ordem: o suco, o iogurte, o adoçante/açúcar e a gelatina. Bata até homogeneizar.
    Como já protagonizei alguns malogros culinários envolvendo gelatina quente e iogurte gelado, desta vez fui astuta: aqueci levemente os potinhos, mergulhando-os em água quente, até que estivessem em temperatura ambiente para não provocar nenhum choque térmico e desonerar a emulsão. O suco de maracujá também estava em temperatura ambiente pelo mesmo motivo. Não posso precisar se foi este o fator crítico para o sucesso da sobremesa, mas definitivamente não desandou.
  3. Despeje com cuidado a mistura dentro da forma, que foi previamente molhada para não grudar. Cubra-a e leve à geladeira até endurecer. Meu flan só foi desenformado 24 horas depois, mas a senhora pode virá-lo em 4 horas, aproximadamente, desde que o preparado esteja sólido.
  4. Para preparar a calda, leve os dois ingredientes ao fogo e deixe ferver por um ou dois minutos, o suficiente para que se observe uma leve mudança na consistência do líquido, que deve engrossar um pouquinho.
  5. Após desenformar o flan, que por dentro apresenta buraquinhos tal qual uma mousse, sirva-o da maneira que maisquerer, derramando uma porçãozinha de calda para acompanhar.


34 comentários em “Flan Mágico de Maracujá

  1. Laura Tuyama

    Dadivosa quirida! Que lindeza de Flan! Dá vontade de comer!
    Temos que reconhecer: além de seus excelentes dotes culinários, você é uma fotógrafa de mão cheia! Parabéns!
    Estou acompanhando as tuas aventuras culinárias e me divertindo um monte! E aprendendo bastante também! Beijocas!
    Laura

    Responder
  2. Márcia

    Dadi, eu tb quero uma mágica!!! Onde tem?
    O flan está com uma cara de super-delicious… Para variar, deu muita vontade de comer agorinha mesmo.
    Vc sempre nos agradando com suas dadivosices, hein?
    Beijos!

    Responder
  3. Dadivosa

    Márcia, querida, você é muito gentil!
    Você pode “estar adquirindo” sua Mágica mediante contacto com alguma senhora-executiva-consultora de vendas da tapauér. No site, http://www.tupperware.com.br , você encontra os telefones destas verdadeiras mestres-de-cerimônia e viabilizadoras de sonhos dadivosos, com indicação por região.
    Boa sorte!
    Beijo grande

    Responder
  4. Márcia

    Obrigada por mais essa gentileza, Dadi.
    Estaremos acessando o site agorinha, e quem sabe, estaremos providenciando em breve a aquisição de uma mágica, tb!
    Hum, passe lá “em casa”, que tem uma receita de bolo tipicamente pernambucano. Creio q vás gostar.
    Bjos.

    Responder
  5. Dadivosa

    Laurinha, estimada!
    Que alegria saber que você me visita! Taí mais um estímulo pra eu continuar com esse espaço de amô :)
    Muito muito obrigada pelo comentário e dá um beijo no Dauro e nas crianças ;****

    Responder
  6. Fer Guimaraes Rosa

    aaaaah, que lindo!! eh formona ou forminha? que capricho, beleuzura total, estou encantada com o coracaozinho recheado com a polpa da fruta. faz seculos que nao como nada com maracuja… adoro essa fruta, mas aqui custa três dóla um mini-micro-já. beijos! :-*

    Responder
  7. Dadivosa

    Queridas Fer e Valentina, é formona, não tenho aqui as dimensões exatas e o site também não ajudou muito, mas posso adiantar que coube o equivalente a quase um copo de liquidificador (não sei se isso ajuda muito). Vou verificar e depois volto pra contar a vocês a capacidade exata dela, tá?
    A receita não é muito indicada pras formiguinhas, mas eu prefiro os doces menos doces mesmo. Talvez dê para adaptar trocando o iogurte pela clássica dupla creme de leite + leite condensado, né?
    beijos

    Responder
  8. Ana

    Lindo, perfeito e maravilhoso!!!
    Dadi, que flan mais divino, e ainda feito com iogurte, um dos meus ingredientes favoritos no mundo! (amo, amo, amo iogurte!)
    Estou encantada, adorei! Sera q acho uma dessa forma magica aqui nos EUA? Vou fucar nos “tuperware party” que a mulherada as vezes faz por aqui.
    Gostei mesmo, de verdade! Vou fazer a receita tbem!
    Ana

    Responder
  9. Mari

    Dadivosa…
    Este flan ficou lindo e parece delicioso…não sei se eu te contei,mas fiz o bolo de milho,e ficou maravilhoso! Obrigada por deixar no seu blof estas delicias!
    Beijos

    Responder
  10. Dadivosa

    Karen e Faby, obrigada! Um “lindo” vindo de vocês, assim tão esfuziante, periga me deixar boba o dia inteirinho :)

    Ana de Toledo, adorei a idéia! Muito querida mesmo. Vou tentar participar do concurso.

    Ana, também sou muito fã de iogurte, sempre faço em casa e como todos os dias. Andei espreitando o site americano e realmente a forma que tem lá não é muito parecida com a Mágica não. Mas tem coisas muito lindas que aqui por essas bandas ainda não aportaram. Investiguei o site do Reino Unido e percebi que lá eles não publicam a lista dos produtos. Talvez você consiga falar com alguém sobre a forma Mágica nos EUA, pode ser que ela exista. Você viu que no site americano é possível fazer uma reunião virtual? Desejo-lhe sorte e boas compras :)

    Mari, que maravilha! Esse bolo de milho foi arrasa-quarteirão mesmo :)

    Beijos!

    Responder
  11. Dadivosa

    Patricia, eu também adoro um maracu (meu apelido carinhoso para a fruta). Hoje mesmo comi um pote de iogurte natural com uma boa colherada dessa calda com sementinhas… foi um esplendor matinal!
    Esse flan fica com consistência de mousse, na verdade, pois resulta bem aerado e leve. Gosto muito daquela clássica “mousse” de maracu com creme de leite e leite condensado, mas confesso que agora prefiro esta versão, mais bonita e menos doce :D
    Beijossss

    Responder
  12. Silvia Arruda

    Dadi,
    Quando vim dar a passadinha básica em seu blog hj, deparei-me com este flan de maracujá (que muito me apetece) e veio uma lembrança tão boa em minha mente…
    Minha mãe, que mora lá no céu já faz 12 anos, adora tupperwares. Vc acredita que ela tinha uma dessa? Aliás, bem parecida. A vasilha da minha mãe era com uma estrela em cima.
    Este doce no seu blog lembrou muito minha infância… minha mãe preparava flans e gelatinas neste tupperware…
    Muito legal!! Obrigada por me proporcionar esta lembrança bonita da minha vida! ;D

    Responder
  13. Akemi

    Dadi, que forma mais linda! Amei!
    E esse flan de maracujá tá de babar, hummmm!
    Como a Fezoca, tbm tenho esse pequeno problema de preço e tamanho destas deliciosas frutinhas . Uma pena! :(
    Mesmo sem decoração, vou tentar fazer pelo menos o flan! Beijos!

    Responder
  14. Dadivosa

    Silvia, a mim também a forma desperta muitas lembranças. Imagine a minha emoção quando desenformei o flan e vi que ele tinha vingado!
    Na verdade, a minha forma é igual à da sua mainha. É que ela tem tampinhas intercambiáveis, que proporcionam à senhora variar a decoração: tem de estrela, coração, florzinha… um mimo!
    beijo grande

    Responder
  15. Dadivosa

    Akemi, querida. Como esse flan leva gelatina, creio que você possa fazer com qualquer outro suco de fruta. Para a “massa” eu usei suco concentrado mesmo. E a calda é tão bobinha que acho que você pode fazer com a fruta que estiver à mão: morango, carambola, pêssego, berries, o que vier à cachola, não é mesmo?
    Uma pena que você não ache maracujás bons-bonitos-baratos por aí… mas tenhom certeza que, com seu talento e criatividade, você vai fazer seu próprio flan japanese-style :D
    Beijão!

    Responder
  16. renata

    Dadivosa, eu encomendei esta forma no mes passado e estou no desencontro com a consultora (é isso?) mas tenho esperança de recebê-la antes do feriado. Acho que vou copiar a tua idéia, posso? Beijo

    Responder
  17. Cleusa Maria da Silva Ferreira

    Gostei muito dessa receita,adoro tudo que for feito com iogurte natural.gostaria de der mais receitas feitas com iogurte natural feito em casa.pois faço e uso para fazer massa de pastel de forno.Gostaria de saber se da pra colocar em massa de bolo.Posso garantir que na massa de pastel fica uma delicia faço pra vender e faz bastante sucesso.Parabens pela receita.um abraço.esperando novas dicas de iogurte natural.

    Responder
  18. solange

    querida,
    Já sou sua fã só pela foto maravilhosa, agora vou fazer e provar, o que é maravilho é que podemos comer sobremesas saudáveis, vc é ótima que esmero e as dicas. Sou revendedora dos produtos tupperware e vou divulgar a receita em minha reuniões. Eu faço a colhada síria em casa será que equivale ao iogurte

    Responder
  19. Carlla

    oi !
    eu ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei a receita !
    é muito boa , nota dez pra você querida , !
    eu sou diabetica i adoreii , beijos (:

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Post aleatório

Sopinha de Feijão

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail