Dadinete, o danete da Dadivosa*

8316554812 ff2f1fcc22 Dadinete, o danete da Dadivosa*

Dadinete – Foto de Estevam Romera

Danete caseiro

Tenho um punhado de amigos e parentes gastronomicamente ortodoxos. Ou, como o representante-mor Daniel refere-se a si mesmo, gastronomically challenged. O termo, de um politicamente correto quase cafajeste, qualifica nada mais do que uma pessoa com paladar restrito, pouco aventureiro. Não gosto de dizer que é paladar infantil, pois conheço crianças bastante mais destemidas e gastronomicamente curiosas do que o senso comum nos faz crer.

E apesar de ser também eu curiosa e destemida para provar novos sabores, não acho que caiba a mim forçar a barra para ninguém, e me parte o coração saber que o convidado parou no caminho para engolir um pão-carne-e-queijo (que é tudo menos isso) por que no cardápio não terá nada que ele consiga comer. De modos que, de um jeito ou de outro, na medida do possível, tento acomodar as diferenças e sempre preparar algo para o portador de necessidades culinárias especiais.

A mesma coisa acontece quando sou incumbida de levar algum prato na casa alheia. E foi assim que surgiu a primeira versão do Dadinete, quando me ofereci para levar a sobremesa no churrasco de dia dos pais na residência do supracitado amigo Daniel. Tinha de ser de chocolate, não podia ter fruta seca nem molhada, ser fácil de carregar, armazenar e servir, não desmoronar no caminho e ainda agradar aos convivas todos. E foi um sucesso.

Receita sucesso a gente repete, passa adiante, porque não tem mesmo nada de muito diferente, é coisa fácil de fazer e de lembrar, tem poucos ingredientes, lembra infância e ataques à geladeira na madrugada.

Passei a receita para a Tatu, que batizou a sobremesa, divulgou o Dadinete em seu blog lindo e combinou comigo de publicar, cada uma em seu quadrado e do seu jeito, a minha receita com a foto produzida por ela e clicada pelo Estevam Romera, pai de Alice, que suportou até que bem quatro mulheres cantando musiquinhas bobas, fazendo passinhos pela sala, falando de comida e fazendo piadas ruins sobre a viagem ao Peru.

Receita de Danette Caseiro, o Dadinete

Ingredientes: 

  • 1 litro de leite
  • 4 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (achocolatado não serve)
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa cheias de amido de milho (‘maisena’)
  • 2 xícaras de chocolate picado (pode usar amargo, ao leite ou uma mistura dos dois)
  • 1 lata de creme de leite gelado, sem soro

Como fazer:  

  1. Comece fazendo uma espécie de mingau. Em uma panela, dissolva a maisena em um pouco do leite. Acrescente o restante do leite, o chocolate em pó e o leite condensado.
  2. Leve ao fogo brando e cozinhe, mexendo sempre para não grudar no fundo, até ferver. A mistura vai engrossar. Desligue o fogo.
  3. Acrescente o chocolate picado e continue mexendo até derreter. Reserve fora do fogo e, quando a mistura estiver morna, incorpore o creme de leite gelado, sem o soro. Para tirar o soro do creme de leite, abra a lata, enfie uma faca na borda até o fundo e incline a lata com cuidado, para sair o líquido. Você pode misturar o creme de leite com a ajuda de uma batedeira, com um batedor de mão ou colher de pau. O importante é deixar a sobremesa bem homogênea.
  4. Deixe gelar por pelo menos 4 horas antes de servir.

Algumas dicas…

Usei um chocolate em pó culinário da Suíça, com nada de açúcar, bem bom. Faça com o melhor que encontrar, mas aquele chocolate em pó que vem em caixa vermelha da marca conhecida também fica ótimo. Achocolatado não presta pra essa receita, tá? O chocolate em barra, quanto melhor for, melhor o resultado da receita. E se não tiver creme de leite em lata, pode tentar o fresco, mas espere a mistura de chocolate esfriar completamente e bata o creme de leite em chantilly antes de adicionar com bastante cuidado que o resultado fica parecido. E se sobrar, pode congelar numa boa. O tal amigo gastronomically challenged fez isso e aprovou :)

* atesto para os devidos fins que a aliteração do título não foi intencional

Não quer perder nenhuma dica, receita ou novidade do Dadivosa? Curta a página no Facebook e lembre de marcar as opções “Obter notificações”, depois “Mostrar no feed de notícias”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Post aleatório

lula_a_dore
Lula à Dorê

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail