Clafoutis de Bacon, Alho Poró e Tomates

Diz que Gauguin, ao fim da vida, doente e isolado em um barraco de madeira, sem telas para pintar, criou maravilhas nas paredes da casa. A restrição é, muitas vezes, motor poderoso para a criatividade. Um prazo apertado para filmar, um orçamento pequeno, uma paleta de cores com um laranja meio estapafúrdio, os parcos recursos de um país pobre, o pouco alcance da voz, os alunas-bailarinas iniciantes, somente duas ou três verduras boas no mercado… ou ter uma geladeira de 55 cm X 76 cm X 55 cm podem resultar em algo belo, emocionante, surpreendente, gostoso.

Por doze meses, minha geladeira era do tamanho de um frigobar. Aprendi a escolher e comprar melhor a comida, evitar desperdícios, usar tudo o que ali morava, respeitar cada ovo solitário, cada naco de manteiga, cada verdura prestes a murchar.

E agora, por um mês, vivo novamente com esse divertido desafio espacial. Divertido por estimulante, pois cada refeição acende uma vela nas catacumbas da memória culinária, mostrando um pedaço desfocado porém certeiro de tudo o que li, vi, provei, anotei, passei os olhos, cobicei já nem sei onde nessas décadas de amor pela cozinha. A chama da vela, em vez de apresentar uma receita completa em alta definição, delineia uma possibilidade, provê a faísca necessária para disparar sinapses na cabeça da cozinheira.

Vou até a geladeira pigmeia, faço uma busca e apreensão, encontro umas quantas coisas, aproveito respeitosamente tudo o que lá habita, faço um clafoutis, voilà, fica delicioso, a fome e a pressa são grandes, bato uma foto mequetrefe com o celular. O foco, assim como a abundância de espaço, é superestimado icon smile Clafoutis de Bacon, Alho Poró e Tomates

8411356586 22bc308977 Clafoutis de Bacon, Alho Poró e Tomates

Clafoutis de Bacon, Alho Poró e Tomates

 Receita de Clafoutis de Bacon, Alho Poró e Tomates

Ingredientes (4 porções)

  • 3 colheres de sopa de bacon picado em tiras finas
  • 4 alhos poró (somente a parte clara)
  • 10 a 15 tomates cereja
  • 3 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 300 ml de leite integral
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de chá de ervas secas (tomilho, manjericão, orégano, o que tiver)
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado (parmesão, grana padano, meia-cura…)
  • sal
  • noz-moscada
  • pimenta-do-reino moída na hora
  • manteiga para untar

Como fazer

  1.  Ligue o forno para preaquecer a 200ºC. Unte com manteiga um recipiente que possa ir ao forno (capacidade para 1,5 litro, aproximadamente).
  2. Limpe e corte o alho poró em fatias grossas.
  3. Doure o bacon em uma frigideira antiaderente e, quando estiver crocante, adicione o alho poró. Salpique uma pitada de sal e pimenta, junte meia xícara de água e abafe com uma tampa. Deixe cozinhar em fogo baixo até a água toda secar e o alho poró ficar macio. Reserve.
  4. Prepare a massa: peneire a farinha em uma tigela, acrescente os ovos, o leite, o creme de leite e bata até a massa ficar homogênea, sem grumos. Ela é bem líquida. Tempere com sal e noz moscada.
  5. Disponha os tomates inteiros na forma untada e, entre eles, o refogado de bacon com alho poró. Vá colocando a massa aos poucos, com cuidado. Polvilhe com as ervas secas e o queijo ralado e leve ao forno a 200ºC por 40 a 45 minutos. Sirva quente, frio, morno, gelado, pelando… fica bom de qualquer jeito e você pode reaquecer a sobra no forno coberta com papel alumínio mais tarde… se sobrar!


7 comentários em “Clafoutis de Bacon, Alho Poró e Tomates

  1. Cláudia Filardi

    Olá!!!
    Esta receita é OTIMA!!!!
    Fiz em uma reunião familiar, aqui em casa.
    O prato principal foi um Bobó de Frango e o que combina com Bobó alem de batatas???? Não queria este acompanhamento simples assim….
    Achei este Clafoutis, adorei e o mais surpreendente……virou o Charme do almoço!!!
    Como o nome é meio complicado acabou virando Mexidinho da Tia Cláudia!!
    Foi um sucesso total!!!!
    Saboroso, suave, delicioso, simplesmente “perfeito”
    Na proxima tiro umas fotos e te mando.
    Obrigada!!!!
    Cláudia Filardi

    Responder
    1. Dadivosa

      Cláudia, vou querer receber as fotos sim! Que bom que foi sucesso e obrigada por voltar e contar.
      Um beijo ;***
      (ah, e o nome parece mais complicado do que é… é só falar clafutí)

      Responder
  2. Fernanda

    Boa noite! Estou passeando pelo seu blog e estou adorando!
    Ultimamente nao consigo comer muita coisa apesar de minhas tentativas (grávida de 2 meses) e esse seu clafoutis me deu água na boca! Amanhã eu vou comprar o alho poró!!!
    Suas receitas parecem deliciosas, não vou mais tardar a experimentá-las!
    Abraços!
    Fernanda

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail