Bolo de Cenoura

4717585399 0b29fd79ef Bolo de Cenoura

A receita veio do fichário vermelho, ignoro a procedência e só sei dizer que é a primeira vez que testo esta versão do prosaico e, por isso mesmo, delicioso bolo amarelinho com calda de chocolate. A que conheço desde menina (e que cheguei a modificar levemente aqui), aprendi com a mãe e leva cenouras cozidas, enquanto nesta elas vão cruas mesmo para dentro do liquidificador. Jogo rápido para reinaugurar o forno, sem muita fuzarca e com pouca bateção, que pras pelancas do adeus se acostumarem aos poucos com a crescente atividade físico-culinária.

Ingredientes:
Massa:

  • 3 cenouras grandes
  • 5 ovos
  • 1 xícara de óleo (240 ml)
  • 2 1/2 xícaras de açúcar (450 g)
  • 3 xícaras de farinha de trigo (360 g)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Cobertura:

  • 8 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa de leite

Como fazer:

  1. Ligue o forno para preaquecer. Unte e polvilhe uma assadeira. Raspe as cenouras e pique-as em pedaços.
  2. Prepare a massa: bata no liquidificador o óleo, a cenoura, os ovos e o açúcar até a mistura ficar cremosa e homogênea.
  3. Numa tigela, misture a farinha com o fermento e o sal. Vá despejando ali a mistura cremosa, mexendo cuidadosamente com a colher de pau até incorporar tudo bem.
  4. Despeje a massa na assadeira untada e polvilhada e leve ao forno quente (200ºC) por cerca de 30 minutos (Faça o teste: enfie um palito no meio da massa. Se ele sair limpo, é porque o bolo está pronto). Retire do forno e reserve.
  5. Faça a cobertura: ponha todos os ingredientes numa panela e mexa em fogo médio até levantar fervura. Deixe engrossar em fogo baixo por uns 5 minutos e despeje sobre o bolo ainda morno (gosto de dar umas espetadas no bolo antes, só para a cobertura escorrer em furinhos aleatórios).
  6. Aguente um pouco as pontas, tenha paciência e só corte o bolo quando esfriar, combinado? E cumpra direitinho o prometido, levando para a moça querida do trabalho uns quantos pedaços do bolo que reinaugurou sua cozinha :)


9 comentários em “Bolo de Cenoura

  1. Mariana

    gente, que feio, to sentindo uma inveja horrível da moça querida do trabalho! EU QUERO :-)

    HA HA HA! Faz assim, ó: vem pra cá que eu faço um desses só pra você :)

    Responder
  2. Geórgia

    Ontem mesmo eu pensei em fazer um bolinho desse, mas em homenagem a São João, resolvi fazer o de milho. Como já está no fim, vou fazer esse para a criançada. Ele parece delicioso e prático. Bjs.

    Oi, Geórgia
    Os de milho são maravilhosos também! :)

    Responder
  3. Alícia

    Oi!
    Fiz o bolo e queria comentar. Sou uma iniciante na cozinha, então tenho dúvidas meio bobas. Na hora de fazer, não sabia onde por o óleo. Na receita não diz, mas imaginei que era pra por junto no liquidificador. Outra coisa estranha: na hora de assar, levou muito mais tempo que os 30 minutos previstos, cerca de uma hora e meia, e, ainda assim, o meio ainda ficou meio cru. Será que a temperatura do meu forno não tá muito certa? E a massa ficou com umas bolinhas de farinha… acho que eu deveria ter passado a farinha de trigo numa peneira antes, não? Aos poucos, em pego o jeito…

    Um abraço

    Oi, Alícia!
    Muito obrigada por avisar, o óleo vai junto no liquidificador mesmo, acabei de corrigir. Sobre os 30 minutos previstos para assar a massa, pode ser que seu forno seja um bocadinho mais lento, ou mesmo que ele estivesse a uma temperatura diferente. É bem normal que esses tempos variem de um forno para o outro, principalmente quando não se trata de equipamento profissional. Essas bolinhas de farinha pode ter sido porque a massa não estava homogênea o suficiente (caso de misturar um pouco mais). Agora me conta… ficou gostoso? Você se divertiu assando um bolinho?
    Um beijo grande e obrigada mais uma vez ;***

    Responder
  4. Alícia

    Oi :)

    Obrigada pelas dicas! Ainda não tenho a manha (e a força no muque) de bater direitinho com a mão, mas… Me diverti sim, com certeza. E ficou bem bom! A cobertura é um desbunde! Essa receita se parece muito com a da minha mãe. Me fez lembrar a infância, quando eu achava que a melhor parte do bolo era a parte crua que ficava na tijela pra eu limpar (com os dedos).

    Beijão!

    Responder
  5. Patricia Lopes

    Ola’. Adoro bolo de cenoura e acho delicioso com chocolate, cream cheese frosting, frutas secas, castanhas… sempre invento uma moda.
    Mas queria faze-lo com suco de cenoura. Ganhei 2 litros de suco de cenoura organico maravilhoso que ja’ virou smoothie, molho para frango ao forno, tomei como suco, mas ainda resta um pouco na minha geladeira… Tentei uma receita, mas nao consegui fazer a proporcao certa… Voce tem alguma dica?

    Oi, Patrícia
    Suspeito que funcionaria no bolo de laranja, substituindo o suco da fruta pelo de cenoura. A minha receita preferida é esta daqui: http://www.dadivosa.org/2007/01/07/bolo-de-laranja-da-vo-nair/ Se o suco de cenoura não bastar, pode completar com o de laranja, que a combinação funciona muito bem. Depois me conta? Um beijo

    Responder
  6. Inez

    Oi,
    Parece prática e deliciosa a receita…
    Mas qual você acha mais gostoso, esse, ou o de cenouras cozidas de sua infância?
    bjs

    Oi, Inez. Acho que fico com o de cenouras cozidas, embora ache que o sabor seja muito parecido. Beijos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Post aleatório

Yerbabuena

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail