Bolo com açúcar mascavo e aveia da Seca

2623024600 2311335fc6 o Bolo com açúcar mascavo e aveia da Seca

Há amigos que transcendem gerações. São dos pais, dos avós, dos tios e dos filhos, moram no coração da família toda. Em casa temos uma coleção dessas figuras queridas por todos, dessas amizades raras e especialíssimas com que o Pai e a Mãe nos presentearam e cujo carinho nos ensinaram a cultivar.

A Seca é uma dessas amigas. Visitava-nos quando eu ainda era um bebê roliço, escrevia-me cartas cheias de figurinhas quando ainda não sabia ler, recebia a mim e ao Mano em Porto Alegre para umas férias-relâmpago na pré-adolescência, torceu por cada conquista e acompanha, mesmo de longe, todos os grandes momentos de nossas vidas. Volta e meia ficava uns dias conosco na praia e ainda hoje dá uma passadinha pela casa da mãe pelo menos uma vez por ano.

Foi ela quem me apresentou à culinária mais natureba logo que comecei a mexer nas panelas. Ela usava umas farinhas integrais, uns gérmens disso e daquilo, umas sementes diferentonas. Seu bolo de cenoura era um verdadeiro elixir de saúde e energia. Até o Mano, que era um porre para comer, mandava ver nas saladas com grãos e vegetais e nas sopas cremosas. Porque a Seca sempre está às voltas com comida, seja à beira do fogão, procurando um ingrediente novo no supermercado, escolhendo frutas e verduras na feira, bolando uma vitamina diferente, comentando os benefícios nutricionais deste ou daquele grão.

Hoje, ao pensar em bater um bolinho simples, lembrei-me dela e de seus ensinamentos. Este bolo não é muito úmido nem fofão, está mais para sequinho, magrinho feito a Seca, para tomar com café, quem sabe acompanhando uma tarde em família com aquele amigo querido por todos.
2622854484 dab6d510e7 o Bolo com açúcar mascavo e aveia da Seca

Ingredientes:

  • 1 xícara de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
  • 2 xícaras rasas de açúcar mascavo
  • 1 xícara rasa de farinha de aveia
  • 2 xícaras rasas de farinha de trigo
  • 4 ovos separados
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • manteiga ou margarina para untar a forma
  • Como fazer:
    1. Preaqueça o forno em temperatura alta.
    2. Bata as claras em neve e reserve.
    3. Com a batedeira (ou um batedor de arame, bastante braço e muita paciência), bata bem a manteiga com o açúcar até formar um creme claro.
    4. Adicione as gemas e bata novamente até homogeneizar. Junte as claras e misture bem.
    5. Acrescente as farinhas e o fermento e mexa novamente até incorporar. A massa fica mais pesadinha. Despeje-a em forma untada e leve ao forno até que, ao enfiar um palito no meio da massa, ele saia limpo.



    12 comentários em “Bolo com açúcar mascavo e aveia da Seca

    1. Ludmila

      Olá, Dadivosa!
      venho primeiramente agradecer-lhe pelas receitas maravilhosas que enchem nossos olhos!
      Semana passada arrisquei-me a fazer o risotto de maçã verde e ficou divino!
      depois desse dia já inventei, a partir da sua receita, uma nova, com outros ingredientes, que lhe contarei num outro momento!

      Aguardo uma visita sua!!!

      Abraços!!!
      Ludmila Albernaz

      Responder
    2. Akemi

      Também preciso pôr mais em prática estas teorias naturebas na minha cozinha, mas a gula sempre fala mais alto! Bolo de maçã é uma delícia de todo jeito! Saudades! Bjs

      Responder
    3. Vicki

      Ai, que delícia! Eu estou ficando cada dia mais adepta as coisas naturebas. Açúcar mascavo é uma das minhas coisas preferidas na cozinha! Adorei, acho que vou fazer para o café da manhã de segunda, despedida do Lois, meu namorado, que vai passar um mês na Rússia. =)

      Um beijo,

      Responder
    4. Andrea Milan

      Legal mas meio light, né? Kd o banana com canela?? :DD
      Ouvi falar que ajuda o leite materno… heheheh
      Beijos.

      Responder
    5. Paula C. de Azevedo

      Nossa..estou conhecendo o seu espaço hoje, apesar de estar sempre esbarrando com a Dadivosa pela blogosfera, e a palavra talvez seja maravilhada…quanto carinho, quanta receita, e cada foto mais linda que a outra..parabéns.Voltarei sempre.
      abraços e prazer em conhecê-la
      paula

      Responder

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




    Arquivos

    Post aleatório

    Picnic Fashion Week

    Newsletter

    Assine para receber no seu e-mail