Batatinhas em Conserva

260894784 f3c3801bde Batatinhas em Conserva
Gosto muito de batatas, especialmente no formato de acepipes. Por isso sou apaixonada por essas batatinhas pequenas, que uns chamam de batata-bolinha, outros de baby-potatoes, outros ainda de new-potatoes.

Dias atrás resolvi “me-auto-lançar-me-a-mim-mesma” o desafio: reproduzir em casa as famosas batatinhas da Dona Marina. Trata-se da vó da prima do meu marido e para esse grau de parentesco eu não consigo criar um nome adequado (ainda). Chamo-a, então, de Vó Marina, pois sou fominha e tenho essa tendência a acreditar que as avós de todo o mundo são um pouco minhas também.

Fui fazendo sem muita medida e vou tentar explicar aqui da melhor forma possível, mas essa é daquelas receitas que não tem medida mesmo, vale o gosto da(o) cozinheira(o).

Ingredientes:

  • batatas pequeninas com casca e tudo
  • vinagre branco
  • cheiro verde (usei só salsinha)
  • alecrim fresco
  • pimenta calabresa (pode ser qualquer uma, ou nenhuma)
  • sal

Como fiz:

  1. Com uma escovinha reservada para esse fim, esfreguei as batatinhas para tirar a terra.
  2. Levei as ditas para uma fervura em água e sal e fiquei atenta para que não cozinhassem demais, pois o processo ainda continuaria depois de retirá-las do fogo. Foi coisa de poucos minutos.
  3. Escorri a água e deitei as batatinhas, ainda fumegantes, numa tigela de vidro com uma mistura de vinagre (foi mais ou menos uma xícara), salsinha, alecrim e pimenta calabresa (bastante). Coloquei um tequinho de nada de sal e cobri a vasilha.
  4. Quando as batatinhas arrefeceram, juntei um pouco de água filtrada à mistura, somente para cobrir tudo. Um pouco mais de sal para corrigir (não muito, porque ainda vai curtir) e geladeira.
  5. Resisti à tentação e comi somente no dia seguinte, quando já estavam mais curtidinhas.

Seria muita pretensão da minha parte achar que ficaram iguais às da Vó Marina, que além das batatinhas faz antepasto de berinjela, massa caseira, pimentão recheado e mais um monte de coisas boas, mas ficaram bem gostosas!



34 comentários em “Batatinhas em Conserva

  1. Fer Guimaraes Rosa

    Fêee! essas batatinhas sao classicas [e deliciosas!]. tambem tinha alguem na minha familia que fazia, muito boas, otimas! eu tentei uma vez, zeculos ago, nao ficaram ruins, mas nao ficaram igualis. qualquer dia tentarei de novo. beijos,

    Responder
  2. Tica

    Eu fiz ! Eu fiz ! Ficou bom ! Viva o bolo de coco de liquidificador !
    A sorte de iniciante me sorriu, meu namorado comeu e disse que que estava ótimo ( olha que ele tem uma daquelas mães-mineiras-do-interior-super-quituteiras).
    Pelo que eu estou vendo, se depender do estômago do moço e da sua dadivosa ajuda daqui a um tempo te peço a receita de bem-casado !! (quanta empolgação !! ;-))
    Obrigadíssima – Tica

    Responder
  3. Dadivosa

    Renata, podemos incluí-las no nosso próximo cardápio dadivoso.

    Fer, acho que quase toda família tem uma figura querida que faz esses acepipes, né?

    Tica, você alegrou o meu dia, menina! Que bom que funcionou e que bom que o moço gostou!!! Agora, fora todo esse amor e paixão, o que você fez que ele funcionou? Usou óleo em vez de margarina? Assou em tabuleiro em vez de forma de buraco? Ai, me conta, vai!
    Beijos

    Responder
  4. Tica

    Olá Dadivosa,

    Acho que foi realmente sorte de principiante : misturei tudo, usei a manteiga (e podia margarina ?!) e coloquei no tabuleiro mesmo. Ficou show ! Oque eu mais gostei é que não ficou tãããããõ doce.
    Agora preciso de sua ajuda para dar cabo a mega montanha de couve que mainha me trouxe da chácara. Será que da para adaptar a tal famosa sopa de alface e fazer com couve ?
    Obrigada pela ajuda e desculpe tantas perguntas (é empolgação de quem enfim descobriu para que serve o fogão)

    Responder
  5. Daniela

    Tentarei qualquer dia desses. A mãe da minha secretária faz umas deliciosas.
    Engraçado como existem comidas que por mais que tentemos reproduzir a receita o gosto não é o mesmo. Componente emocional.
    Beijos

    Responder
  6. Dadivosa

    Tica, você pode tentar fazer a sopa de alface com a couve, não custa experimentar, né?
    Mas a sopa mais famosa que se faz com essa folha é o caldo verde, que na verdade é uma sopa de batata mais ralinha com paio. Quando estiver pronta, a gente joga uma couve bem fininha ali dentro, rega com um bom azeite e serve. Não pode deixar no fogo, pra couve continuar verdinha.
    Gosto muito da couve refogadinha também… hmmm. Adorei saber que você está iniciando suas prendas culinárias :)

    Daniela, é componente emocional sim, com certeza!

    ;***

    Responder
  7. miki

    ai q delícia ter assim um monte de vós né, dadivosa?
    e esse prato furadinho? amei, é muito lindo! (nossa, falei igual-qui-nem-qui a carol e nem tinha percebido! :-))
    bjs, miki

    Responder
  8. Gorete

    Dadivosa,
    as batatinhas em conserva também são conhecidas por ‘putinhas’. Hehe Eu tb adoro as putinhas e já fiz aqui em casa há muitos anos. Vou fazer de novo. Agora me deu vontade!
    Bjs

    Responder
  9. Dadivosa

    Meninas, obrigada, vocês é que são muito queridas :D

    Gorete, vivendo e aprendendo, não? Qual será a história por trás desse nome pras batatinhas? Agora fiquei curiosa haha
    ;***

    Responder
  10. Anacris

    Assim que olhei a receita pensei “hmmm, acho que devia ter um pouco de azeite”. Com o pretexto de ter pouco vinagre branco em casa (uso muito em beterrabas), tomei a liberdade de adicioná-lo. Metade vinagre, metade azeite, água para cobrir. E eis que a cerveja gelada parece melhor acompanhada agora.
    Aproveita teu bom relacionamento com a Vó e pede a receita do antepasto de beringela ;o)

    Beijões!

    Responder
  11. Ruthmara

    Nosssssssssssa!! como foi trabalhoso achar uma receitinha fácil de ” batatinhas” Fiz e ficaram ótimas…
    em tempo \\; adorei o prato tb! rsrsr

    Responder
  12. rosana

    eu conheço batatinha em conservas msm nao tenho outro nome p isto ok mas adoro as batatinha comprei p fazer mas eu uso tbm o azeite p dar mais sabor e nao uso vinagre bco e sim o tinto bm fica ate com uma cor bonita mas vou usar o bco p ver q sabor ficar ok bjs a todas

    Responder
  13. Ale Ruffini

    Olá Dadivosa!! Mto obrigada pela receita. Posso aproveitar e retribuir com um antepasto de beringela. É MARAVILHOSO e sei q todas vão amar!!
    Cortem 4 berinjelas gdes em rodelas e depois em tirinhas. Coloque de molho em uma vasilha cobrindo as berinjelas com água,e sal e misture, deixe uns cinco minutos e enxágue. Coloque em uma panela com aguá e leve ao fogo, assim que começar a levantar fervura desligue. Escorra e deixe esfriar. Aperte a berinjela aos punhados para retirar toda a água. Separe-as e junte 1 xícara de chá de azeitona preta picada, 2 colheres de sopa de erva-doce, 1 colher de sopa de orégano, 1 cabeça grande de alho picadinho(ou 1 colher sopa bem generosa daqueles ja prontos), Pimenta do reino branca à gosto, 1 pimenta dedo de moça picadinha, 1/2 xícara de chá de vinagre branco, 250ml de azeite, 4 folhas de louro, 1 xícara de tomate seco picadinho(opcional), sal a gosto. Coloque em um recipiente com tampa e deixe tomar gosto por dois a três dias na geladeira.
    Sirva com pão italiano. Bjo e mto obrigada pela dica das batatinhas.

    Responder
  14. Lucas

    hhheauohoeahaeoheahaehoae
    O engraçado foi “resisti à tentação e guardei”…
    Pô, tô preparando pra um churrasco daqui a 2 dias.. só que to loko pra dichavar akelas batatinhas ^^

    Responder
  15. sandra

    AMEI AS BATATINHAS! VENHO PROCURANDO UMA RECEITA FÁCIL COMO ESTA, TODAS AS QUE ENCONTRO TEM QUE FERVER O VIDRO E AS BATATINHAS DENTRO DEPOIS DE PRONTAS. GOSTO DE COLOCAR AZEITE E ALHO TRITURADO ALÉM DE UM POUCO DE ORÉGANO. FICA TUDO DE BOM.
    BEIJOS .SAN.

    Responder
  16. patricia

    uau!!!!!!!!! amei a receita só de olhar! procurei por dias quem me ensinasse e graças a Deus vc nao guardou esse “segredinho” . obrigada!

    Responder
  17. elisa

    oi, adorei a receitas das batatinhas , estava caçando uma receitinha para fazer no meu niver com kafta, olha ficou show, tds me elogiaram, eu falei , foi a dadivosa quem me ensinou rsrsrsr obgda , bjs

    Responder
  18. Teresa

    Oi.Adorei a receita das batatinhas.Todos aqui em casa aprovaram.Parabéns!
    Gostaria de saber se você tem alguma receita de cebolinhas em conseva.
    Abraço

    Responder
  19. wilson

    eu acrescentaria! ervas de todo tipo!! comecando pela salsinha! cebolinha! majericao! majerona! alecrin! alfavaca ! oregano! enfim quase todas!! tiraria somente o coentro! nao aconselho coentro em conservas!
    o azeite e fundamental!meio a meio fica perfeito! acostumo juntar nessa receita..! OVOS DE CODORNA ..para aproveitar o molho ou tempero que vai curtir a batatinha! entao em um recepiente (GRANDE) junto a batatinha e os OVOS DE CODORNA…vale a pena! ate pq e muito molho so para as batatinhas!dois coelhos com uma cajadada so!! abracos!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail