Atum Grelhado com Gergelim e Molho “Picante Suave”

Há tempos ensaio reproduzir em casa aquele atum fresquíssimo com crosta de gergelim, grelhadinho por fora e bem cru por dentro.

Ora faltava-me disposição para procurar uma peixaria de confiança, ora faltava atum na peixaria de confiança, ora o tempo era escasso para cozinhar qualquer coisa, ora estava traumatizada por ter ateado fogo nas sementinhas.

Num belo domingo de sol, fui buscar o peixe, meio quilo para duas pessoas, que sou exagerada desde sempre, mas não sobrou foi nadinha para contar a história. Nem foto consegui fazer, tamanha a vontade de atacar minha nova conquista culinária!

Ingredientes:

  • 500 g de atum muito fresco
  • azeite para besuntar
  • um pacote de gergelim torrado [comprei pronto dessa vez!]
  • um pacote de gergelim branquinho [a quantidade usava vai depender da quantidade de pedaços de atum: quanto mais pedaços, mais gergelim será necessário]

Para o molho:

  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado na hora
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • suco de meio limão
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 xícara de shoyu

Como fazer:

  1. Prefira compraro atum já limpinho, se possível em pedaços cilíndricos para um efeito mais bonito. Se usar filés, eles passarão do ponto.
  2. Unte os pedaços com azeite e deixe-os reservados enquanto prepara o molho.
  3. Abra as pimentinhas com cuidado (recomenda-se usar luvas ao lidar com elas), retire as sementes e pique-as fininhas.
  4. Misture os ingredientes do molho e disponha-o numa molheira que possa ser levada à mesa.
  5. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo forte.
  6. Num prato fundo, misture os gergelins e nele passe os pedaços de atum. O azeite vai ajudar a colar as sementinhas no peixe.
  7. Leve o atum assim coberto para a frigideira fumegante. O calor vai selar o peixe e algumas sementinhas vão pipocar. Não se assuste. Um minuto de cada lado é o suficiente. Vire o atum com uma pinça, para não feri-lo. Leve à mesa, fatie e coma com o molhinho por cima.
  8. Caso prefira um molho mais picante, você pode deixar as sementinhas da pimenta, acrescentar mais uns dedinhos, carregar mais no gengibre… fique à vontade!


15 comentários em “Atum Grelhado com Gergelim e Molho “Picante Suave”

  1. Márcia

    Daqui a pouco a Dani – Rainha do peixe cru e afins – vai aparecer por aqui!!!
    kkkkkkkkkkkkkk
    Embora suas receitas sejam sempre primorosas, dona Dadi, atum, para mim, ou de latinha ou bem assado!
    Bjos!!!

    Responder
  2. Leilah

    Dadi, uma dúvida, vc não colocou sal no peixe pq os gergelins já são salgados? Ou por causa do shoyu? O pra não soltar água durante a fritura? Ou é indiferente colocar ou não? Bjos! =)

    Responder
  3. Dadivosa

    Márcia, descobrimos que sua partner e eu somos “ermãs gêmelas”, tamanha a quantidade de coincidências: do nome da cor de esmalte ao prato pedido no restaurante, passando pelo gosto musical hahahaha. Entendo seu asco, tenho um amigo que é capaz de desmaiar se vir atum cru, mas garanto que era fresquíssimo :D

    Leilah, o molhinho já tem bastante sal, não carece de mais não. Acho que não seria bom temperar antes, a não ser que você use um pouco de flor de sal ou sal grosso moidinho (pouco mesmo) e uma boa pimenta-do-reino moída na hora. Mas não tempere com antecedência, deixe pra fazer isso segundos antes de jogar na frigideira fumegante. E não precisa untar não, viu?

    beijos

    ;***

    Responder
  4. Dadivosa

    Maria Helena, eu bem gosto de um peixinho cru, viu? Carne também, pode vir num tartar ou carpaccio sem problemas :)

    Márcia, se você é partner da Dani e eu sou irmã gêmela dela, qual seria o nosso grau de parentesco bloguístico-culinário?

    Silvia, pois é, o resultado ficou lindíssimo, mas a fome desta vez superou qualquer dadivosice fotográfica :D

    beijos

    ;***

    Responder
  5. Fer Guimaraes Rosa

    eu gostaria de gostar disso, pois acho tao lindinho. mas peixe cru nao dah… no brasil vi um episodio do tal show do olivier que nao passa aqui [acho que nao passa, pois nunca vi] e ele fez um atum assim, e uns sais aromatizados, que esses sim eu vou copiar! :-) beijos,

    Responder
  6. Daniela

    Dadi, a sua gêmela amou a receita! No Ráscal tem um atum com um molho bem parecido que eu amo. Deu até vontade de comer; quem sabe amanhã não me aventuro pelo Ceasa e compro atum fresquíssimo.
    To aqui rindo imaginando você cortando as pimentinhas com as luvas.
    Beijos,
    Dani, a gêmela.

    Responder
  7. Dadivosa

    HAHAHAH
    “Ermã”, pois foi justamente no atum de lá que eu estava pensando quando resolvi tentar em casa. Sou capaz de comer quiiiilos dele, com uns asparguinhos verdes e um punhado de broto de alfafa. Ficou tão bom quanto, eu agarântio :)

    Responder
  8. Katita

    Dadi,
    Dá aqui a mãozinha e vamo’ ali na minha cozinha procê ver o que eu escrevi sobre você e o seu gesto de carinho pelo meu aniversário?
    Tô louquinha pra retribuir no dia do teu. Manda um e-mail dizendo quando é, please?
    Amor,
    K.

    Responder
  9. mixiricando

    Vou sempre para Bertioga, e lá tem um mercado de peixe muito bom e pitoresco. Lá, de vez em quando, acho atum mas só sabia fazer sashimi, agora vou me exibir para as visitas, hehehe.
    PS: adoro peixe cru, frito, assado, só não gosto vivo, hehehehe
    Marcia

    Responder
  10. Márcia

    Dadi, sabe aquela prima-irmã que alguns têm?
    Aquela prima que vive mais em sua casa que na dela? Então, acho que podemos ser primas-irmãs: vcs me pegaram e me adotaram.
    Que tal?
    :)
    Bjos.

    Responder
  11. patricia

    Sensacional!!!!
    Amo esse atum levemente grelhado por fora e cru por dentro!!!
    Só ficou uma dúvida…..não é preciso colocar nada na frigideira?? Tipo azeite, ou algo assim??? O atum não gruda nela não???
    Obrigada pela receita
    Um beijo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Post aleatório

Copa, Copacabana

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail