Arroz com Lentilhas (ou Mjadra Infalível)

1120744591 b200e3ab95 o Arroz com Lentilhas (ou Mjadra Infalível)

Minha vogra (vó do marido, que é a mistura de vó com sogra), faz um arroz com lentilhas divinal. Inúmeras foram minhas tentativas de reproduzir as instruções da velhinha, que parecia mudar de idéia a cada consulta telefônica:

- Fiiilha, usa um caldo de carne senão fica desabrido!

- A cebola precisa ser fininha.

- Não, não pode cortar a cebola muito fina que ela desaparece!

- A água é fria!

- A água é quente!

-  Precisa deixar a lentilha de molho uma meia hora!

- Não me deixa a lentilha de molho que não vai prestar!

Um tanto afadigada pelos insucessos materializados em papas e grudes sem textura ou cor que me apetecessem, resolvi eu mesma produzir minha própria receita, que julgo sem falsa modéstia a mais fácil e mais gostosa experimentada até o momento.

Ingredientes:

  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 xícara de arroz
  • 1 xícara de lentilha
  • 1/2 colher de sobremesa de sal
  • 4 xícaras de água fervente (ou mais, vai depender de seu fogão)
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 4 cebolas grandes em rodelas grossas (espessura de meio dedo)

Como fazer:

  1. Leve o alho a quase dourar no azeite. Acrescente o arroz, o sal e refogue por um minuto.
  2. Adicione a lentilha assim mesmo sem preparação, direto do pacote, sem banho nem nada.
  3. Junte a água e deixe cozer. Caso a água seque e o arroz ainda esteja duro, adicione mais um pouco. A lentilha ficará al dente, mas ainda assim cozida e saborosa.
  4. Entrementes, leve a cebola para fritar o óleo. Você deve mexer de vez em quando para não pegar no fundo, mas saiba que o processo pode demorar.
  5. Desligue o fogo do arroz quando a água secar e o grão estiver cozido.
  6. Escorra a cebola bem doirada em uma peneira com papel toalha e sirva.

E peço licença poética à velhinha para dizer que essa minha mjadra fica “um quiiiilo, fiiilha!”.



32 comentários em “Arroz com Lentilhas (ou Mjadra Infalível)

  1. Samis

    heheehe!!
    Eu lembrei da minha vó no Libano com esse post !
    ela nunca usou medidas para fazer nada ,então aprender alguma receita com ela era muito dificil ..hehe ela fazia um kibe de abóbora que era assado na churrasqueira ,a coisa + gostosa …eu só aprendi acompanhando várias vezes o preparo.
    Sua mjadra ta linda !!as cebolas então ..hummm

    PS : sentimos sua falta ;)
    Beijokas

    Responder
  2. Karla

    Deu água na boca, Dadi.
    Você também me inspirou e criei o meu blog pra mostrar as minhas artes na cozinha. Já reproduzi muitas receitas suas e todas foram sucesso absoluto. Agora vou postar o que fizer.
    Tem uma fatia de bolo pra você lá.
    Beijo

    Responder
  3. Fabiane

    Querida sua lentilha ficou com um aspecto maravilhoso…Nunca comi lentilha feita assim…Aqui em casa, faço como feijão, com caldo…..mas me apeteçeu….Logo, logo farei pra experimentar….Parabéns…..

    Responder
  4. Pri

    já comi isso num restaurante árabe, e é inacreditavelmente bom!
    a minha dadivosa ainda está adormecida , mas já comecei a despertá-la: comprei as biqueiras para leite, muito revolucionárias eu diria…..:)

    Responder
  5. Felipe Santiago

    Recomendo esse prato que é uma delícia. Eu normalmente frito a cebola em pouco óleo; dou uma aquecidinha antes na cebola (no microondas) para ganhar tempo. Reservo metade para decorar, tal como na sua foto, e a outra metade, juntamente com o óleo, incorporo ao prato.

    A sua polenta é divina; o texto é maravilhoso. Depois de ter feito tal como recomendado, fiz uma outra versão que ficou ótima: Untei com manteiga alguns potinhos (daqueles de suflê servidos individualmente), coloquei molho de tomate feito por mim, espalhei pedacinho de queijo, despejei a polenta neles e finalizei com uma pincelada de manteiga e os virei no prato. hummmmmm!!!!

    Obrigado pelo tempo que você nos dedica.

    Responder
  6. Cláudia

    Eu adoro este arroz com lentilhas. O seu ficou apetitoso demais. E eu sei como é difícil tirar a receita de alguém que cada hora fala uma coisa. Aconteceu comigo também. Quando eu faço este arroz eu cozinho primeiro as lentilhas ( sem deixar de molho) e quando elas estão no meio do cozimento, eu acrescento o arroz e os temperos, geralmente um pouco de alho e sal. E depois eu frito a cebola no azeite e coloco por cima. É diferente, mas a foto ficou idêntica.;-)

    Responder
  7. Vicki

    Ai, quero agora! Fiz uma “no feeling” (cozinhando tudo separado e juntando no final) que não ficou ruim, mas também não ficou como eu queria. Vou testar tua versão. beijos

    Responder
  8. marcia

    Boa dica para as lentilhas da passagem de ano. As minha sempre ficam encantadas, pois come-se um poquinho para dar sorte e o resto sobra.
    Este ano farei como esta.
    bj

    Responder
  9. Cecilia

    Adorei seu blog. Seu texto flui e esses comentários sobre a vovó, parecem tão reais,que chegamos a imaginar a cena ao telefone.
    Meu bloguinho não é assim uma BRASTEMP, como é o seu,, as fotos precisam ser melhoradas, mas ficaria muito feliz se vc o conhecesse.
    um abraço,
    Cecília

    Responder
  10. Marcia

    Adorei sua receita, resolvi faze-la e foi o maior sucesso em minha casa!
    Como eu tinha feito umas linguiças cozidas no vinho e havia sobrado 3 delas, cortei bem fininha e coloquei delicadamente no meio do arroz com lentilhas, em meio às cebolas cortadas de forma mais grossa, ficou uma maravilha, vou repetir sempre essa dadivosa receita.
    Obrigada e mande mais!

    Responder
  11. Gorete

    Dadivosa, aqui no NE não temos, no cotidiano, muita tradição em fazer lentilhas. Adoro-as, mas nunca me senti à altura de produzir um prato tão rico em cultura, cheio de histórias, misticismos e folclores de outras terras, outros planetas. Qqr dia, quem sabe, com sua receita…
    bj

    Responder
  12. Daniela Maluf Matni

    Olá!!!!Estava procurando uma boa receita de arroz com lentilha e achei a sua e me lembrei da minha infancia taõ cheia de sabores e de paladares….Tudo de bom!
    Dai resolvi faze-la ,mas usei lentilha vermelha e ficou maravilhosa!!!!!Obrigado e um super feliz natal para vc!.

    Responder
  13. angela

    Estava procurando uma receita de arroz com letilha, pois uma vez fui fazer e não deu certo, me interessei pela sua, vou fazer hoje mesmo, adoramos lentilha, na minha casa e tradição fazer lentilha na passagem do ano mas faço como uma feijoada , convido pouca gente para comer quando vejo a casa esta cheia, pois é muito famosa e um vai chamando o outra para comer.
    Sucesso!!!!!!

    Responder
  14. LIZZ

    fiz como na receita,ficou bom,so q um dia eu comi e a lentilha era crocante,a q fiz ela ficou muito cozida,da próxima vez vou fazer junto com a arroz,fica mais crocante e o sabe parece be melhor com ela mais durinha q muito macia, cebola é um espetáculo,amei vou fazer essa receito duas vezes por semana,logo logo vou ter o ponto certo q vou adorar,valeu..bjussssssss

    Responder
  15. Ana

    Procurei receitas de arroz com lentilha e acabei no seu blog. Fiz e ficou ótimo! O meu arroz ficou meio grudado, mas ele sempre fica assim, ainda não acertei o ponto. E a minha cebola ficou mais queimada do que frita, tinha que colocar mais azeite. Ainda assim eu ADOREI!!!! Deu pra matar a saudade desse ótimo prato árabe!

    Responder
  16. Pingback: Colorida Vida - Recapitulando

  17. susy pavlov

    Olá,
    Ah!este arroz de lentilhas!!!!
    Cá em casa,descendentes de libaneses, já viu,amam este arroz que eu carinhosamente apelidei de “arroz de lentilhas”,quando faço é uma passada só,não sobra um grão.Também adoro!!!
    Menina voce tem cada receita heim?Estou amando te visitar.
    Bjs,saúde e paz!!!

    Responder
  18. Iara Sayeg

    Eu amo isso!! E hoje comprei lentilhas vermelhas e vou tentar fazer com elas!!! A minha cebola eu deixo quase queimar, bem torradinha, o gosto é inigualável!!!

    Responder
  19. Paulo

    ta por fora .. a melhor maneira é vc cozer apenas a lentilha até ficar ALDENTE e depois de refogar o arroz, com alho e cebola em boa quantidade e bem dourado, é que vc acrescenta a lentilha com sua agua .. e depois é só corrigir a quantidade de agua ate o cozimento .. Ai sim fica marrozinha e saborosa !

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Arquivos

Post aleatório

Tá lá!

Newsletter

Assine para receber no seu e-mail